segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dia 29: Tallinn

Cheguei bem cedo no dia em Tallinn. As indicacoes do hostel nao era das melhores, tambem nao foi de muita ajuda a informacao no aeroporto. Peguei o onibus e fui para o centro, demorei um pouco a achar o albergue, ja que nenhum mapa q eu tinha compreendia toda a cidade.

Achei por fim o albergue, a primeira coisa q notei foi um aviso. Nao entre de sapatos. O q eh isso, um albergue ou um templo japones ????

Entrei mesmo assim. O albergue tem quartos pequenos mas areas comuns enormes, me lembrou o albergue em Sofia. Arrumei minhas coisas e parti para a cidade. Normalmente o roteiro turistico de uma cidade da pra matar em meio dia. Conhecer a cidade de verdade eh q toma mais tempo.


Essa viagem nao para de me surpreender, eu ja andava cansado de tanto mudar de cidades. Qdo conheco um pessoal, ja eh hora de mudar. Mas Tallinn me agradou mto !

Tallinn ainda eh mto medieval, pelo menos a parte velha. A cidade tem mais de 2 Km de muro de protecao, o que eh bem legal. Comecei pela parte alta da cidade, onde viviam os dinamarqueses. Alias, essa terra ja foi dominada por dinamarqueses, suecos, alemaes e russos. La eu vi o parlamento, a igreja ortodoxa, uma catedral e vistas interessantes para a parte baixa da cidade.


Desci para procurar um museu sobre as muralhas, estava fechado segunda. Depois fui buscar o museu da cidade, q tb estava fechado. Resolvi almocar, panquecas enormes recheadas. Nada tradicional, mas encheu o estomago.

Continuei pelos pontos turisticos, como a praca central, as 3 casas chamadas de tres irmas, q um pai prometeu dar a cada uma das tres filhas para q servisse de dote qdo casassem. A casa da prefeitura, a igreja central. Enfim, um mundo de construcoes antigas.

Resolvi me inscrever num passeio de bicicleta para conhecer o lado de fora da cidade. Eh uma boa oportunidade para ver a cidade de verdade e para conhecer alguem local. Fiz hora ate as 4 e por fim fomos ao passeio.

Comecamos na parte de dentro, visitamos o mercado russo, antigas construcoes sovieticas para moradia, o porto e a estrutura q durante os jogos de 1980 foram palco das competicoes nauticas, a velha prisao e o predio onde a KGB mantinha um escritorio para interrogar e depois de julgar, mandar as pessoas para os Gulags (versao russa de campo de trabalho forcado, normalmente uma sentenca de morte).

Conversando com o guia percebi q aqui a rivalidade talvez seja maior q na Letonia pela proximidade. Os russos estao em grande numero aqui, mas estam restritos ao leste. O governo fez uma serie de leis para garantir a soberania do povo da Estonia. Para vc servir em algum posto do governo precisa prestar um exame na lingua nacional e assim provar sua proficiencia. Eu sinceramente concordo com a atitude, tendo em vista q os russos ja tem a Russia.

Escutei uma frase muito boa. "Para os paises balticos, a 2 guerra mundial terminou em 1991". Eh realmente pesado ne, e comeco a ter uma simpatia pelos "mais fracos".

Depois fui comer num restaurante medieval. Olde Hansa (nao achei a pagina, mas vai ai um link: http://worldfoodieguide.wordpress.com/2006/12/23/olde-hansa-medieval-tallinn-estonia-810/).


Tomei cerveja com mel, eu definitivamente preciso aprender a fazer isso. E um prato de carne de vaca em tiras, cebola desfiada refogada, com um pao diferente recheado com batatas e ainda uma especie de geleia de frutas vermelhas. Diferente de qquer coisa q eu ja comi, e MTO BOM !

Numa tirada daqueles de mestre resolvi mudar o roteiro, e amanha estou indo visitar Helsinque, na Finlandia ! Vou e volto no mesmo dia e durmo de volta em Tallinn !

Ah, uma coisa q nao falei, todos os carros aqui andam de farol ligado. Mesmo q de dia, eh lei !

2 comentários:

Anônimo disse...

wonderful views. i like your black t-shirt.

Alberto Levitan disse...

Nenhuma foto de gatinhas com você ??? Virou ingles?
Bj