terça-feira, 24 de junho de 2008

Dia 23: Auschwitz

Sofrimento.

Acordei as 7 da manha para ir a Auschwitz. A viagem comecava as 8. Durante um caminho foi exibido um filme de 50 minutos, com entrevista com um cinegafista russo que estava vivo na epoca da confeccao do video.

O conteudo do video era chocante, apesar de as imagens nao terem sido exploradas. Eu vivenciei o que era dito, nao o que era visto.

Os sovieticos tiveram o cuidado de registrar tudo o que era realizado no momento de sua chegada. Os nazistas destruiram grande parte das evidencias tentando encobrir o mais terrivel crime cometido pela humanidade.

A primeira reacao que eu tive qdo desci do onibus foi pensar em pedir ao presidente da Polonia que convide o presidente do Ira para visitar a fabrica da morte.

Auschwitz eh isso. A fabrica da morte. As pessoas eram tolidas dos direitos basicos nao podiam comer mais do que era permitido a roupa era a mesma para inverno ou calor nao havia privacidade na hora de ir ao banheiro eram tratadas como animais numeradas nao tinham um nome nao tinham origem pais e filhos separados maltratados mortos por diversao espancados por diversao encolhidos e reduzidos confinados. SEM RESPIRACAO.

Era assim que eles deviam se sentir, atropelados, como se estivessem correndo por milhas e milhas, sem respiracao. Cada pequena caminhada devia ser sentida como uma maratona. Criancas, deficientes, idosos. Nao importa. Tudo era mto absurdo. Os numeros eram absurdos e exorbitantes.

Dentes de ouro derretidos e enviados aos cofres nazistas. Cabelos raspados para virar tecido. Gordura virava sabonete. Tudo era aproveitado.

Sem dignidade e sem compaixao. Por um odio descontrolado. Aqueles que ousam negar o ocorrido, concordam com o acontecido.

Eh impossivel nao se chocar durante todo o tempo. Tudo mexe mto. Tudo eh marcante. Ver as condicoes, escutar. E Auschwitz atualmente tem grama e esta tudo limpo. Isso me disse a guia.

Fiz o trajeto inteiro de Kipa. Numa especie de revanche. De peito estufado. O museu eh mto detalhado. O passeio lotado de detalhes.

Celas de 1 metro quadrado onde 4 pessoas passavam ate 20 dias durante a noite, apos trabalhar de dia. Uma nacao inteira nao se pode calar diante de tamanha perversidade. Calar-se e alinhar-se. Se opor eh ser humano. Eh ter compaixao.

Nunca, jamais me calarei diante de qquer tipo de provocacao. Nao admitirei nenhum tipo de preconceito contra qquer um. Seja o q for.

Minha vida foi mudada. Ate agora veem flashes na minha cabeca, imagino e construo cenas. Todos devem conhecer esse lado da humanidade.

PS: Diferentemente dos outros posts, eu preferi nao contar os passos, mas relatar os meus sentimentos. As fotos deixei para o final apenas para ilustrar. As fotos nao dizem nada comparado ao que eu to tentando exprimir. As palavras sao poucas tambem.


7 comentários:

Eliane Ribeiro disse...

Fantastico! Sem palavras ao ver essas fotos. Falam por si só!

Anônimo disse...

Minha total solidariedade. Só posso imaginar a angustia que você deve ter sentido e ainda sente. Auschwitz fica de lição para aqueles ignorantes que não querem procurar a verdade de fato, VEREM a verdade. Abraço. E a viagem continua! Ítalo

Anônimo disse...

Levi, suas palavras dizem mais que qqer foto. Nada do que nos passam hoje, chega de perto a realidade que foi. Vc aí, talvez tenha se aproximado um pouquinho disso, mas ainda de longe. Nenhum filme, nenhuma foto conseguirá mostra 1% do que foi esta tragédia. Compartilho sua indignação e concordo, deve ser dificil para voce transmitir o que sentiu. Imagine como foi para nossos avós... Como sempre to fechado com vc!

Um grande Abraço.
Samy

Unknown disse...

Levi, concordo com tudo o q vc disse. No início desta visita, quando vi o documentário achei muito estranho porque tudo é explicado, mas sem muitos detalhes, fotos "pesadas". O nosso guia era judeu tb e dava as explicacões sem muitos detalhes, mas depois eu entendi. É impossível vc sair deste "passeio" sem se sentir muito mal e revoltado. Se eles explicassem detalhes com mais fotos dos acontecimentos, muitas pessoas não aguentariam até o final. Na camara de gás vc consegue sentir um cheiro diferente, o mesmo no crematorio. Realmente é muito chocante visitar os campo e com certeza, depois desta visita sua vida muda muito.
Mas continue aproveitando sua viajem. Te espero por aqui.
Grande Abraco,
Alexandre Gerszt

Anônimo disse...

Chocante de fato. Da pra sentir arrepios pela descrição. Um absurdo que aconteceu diante dos olhos de várias nações, e o pior, apoiado por algumas delas. Acho que todos deveriam visitar esse guetos, para ver com os próprios olhos a verdade do que aconteceu, já que até hj , alguns loucos, ignorantes negam o Holocausto.
Paty

Bel disse...

Nossa, muito triste essa pare da história...
Imagino como vc deve ter se sentido. Como o ser humano pode ser tão cruel...
Gostei das fotos!!!

Unknown disse...

Chocante, Levis! Chocante!
Abraço!