terça-feira, 3 de junho de 2008

Dia 2: Conhecendo Praga

Hoje foi o dia de andar pela cidade. Vi tudo mas ainda preciso entrar na segunda parte (na minha opiniao a que vai mais me interessar).

Hoje acordei cedo e fui pro distrito do castelo (hradcany), impossivel a pronuncia se nao for repetir quando alguem fala. Que fonemas loucos. O distrito fica na parte alta da cidade, na margem esquerda do rio Vltava. O castelo em si eh mais legal por fora do que por dentro. O salao principal (que eh uma sala com o piso de madeira e quase sem mobilias) eh usado ate hoje para a posse dos presidentes.



Ao lado do castelo tem uma catedral enorme, se nao me engano St. Vilnus Cathedral. Por fora tem uma janela de ouro incrivel. Por dentro uma ostentacao sem tamanho, muitas pecas em ouro, marmore e prata.


Depois de fazer cuidadosamente essa parte do roteiro, fui assistir a uma apresentacao de musica classica numa pequena sala. Tres musicos (um piano, uma flauta e um violino) tocaram varias musicas classicas. Bach, Mozart, Vivaldi, experiencia interessate. So fui ao concerto pq conheci um casal de brasileiros na fila de entrada da catedral q me recomendaram isto. Alias, passei boa parte do dia rodando com eles.

Depois do concerto saimos para comer um sanduiche, e tomei minha primeira cerveja na rep. Tcheca, foi uma Budweiser Budvar, original daqui !

Depois desse rapido lanche, seguimos passeando pelo distrito do castelo. Incrivel quanta coisa tem pra se ver, construcoes enormes. Fiquei realmente impressionado com a altura de algumas construcoes, parando pra pensar que eles fizeram isso a partir de 1300.

Depois de rodar cuidadosamente esta outra parte, fomos ao museu de Kafka. Fraco, confuso, so me rendeu a compra de um poster de praga, que pretendo enquadrar quando chegar ao Brasil.

Dai fomos a praca principal da cidade velha (ou cidade historica). Na praca se encontra o antigo predio da prefeitura. Nesse mesmo predio fica o relogio astronomico. Mto interessante como um relogio pode ter tantas partes mecanicas. Alem de algumas informacoes indecifraveis, ele ainda tem um sistema que de hora em hora faz o galo cantar, alguns apostolos sairem da janela e ainda uma caveira puxar um sino louco.



Alias, em uma igreja vi algumas figuras com espetos matando pessoas com orelhas pontudas. Que loucura com o castigo....

Depois de olhar o relogio fui caminhando ao bairro judeu, Josefov. Como ja passavam das 18:00 nao pude visitar nenhuma casa pois ja estava tudo fechado. Mas por fora ja vi a sinagoga onde esta o Golem, a sinagoga hispanica e o cemiterio.

O plano eh amanha acordar as 6 da manha, ir a estacao de onibus comprar passagens e ir a Ceske Krumlov, uma cidade medieval bem legal aqui perto. Devo ficar no maximo 4 horas la e voltar. Amanha ainda vou comprar a passagem de trem a Budapeste e quero ver por dentro as sinagogas.

Uma coisa que reparei aqui eh q muitas pessoas andam com garrafas de agua, bom habito. Outra coisa q me chamou mto a atencao eh a maneira como se pede esmola aqui, inclusive eu tirei uma foto, mas nao a publicarei aqui.

As pessoas ficam de joelhos, poem a cabeca no chao e estendem a mao. Acredito que fazem isso por vergonha.

Hoje novamente nao consegui comer nada tipico, mas na janta, alem de frango (sim, de novo), tomei um choppinho (aqui eles sao de 500 ml) da Pilsner.

Nao estou postando fotos pq esse hostel nao me permite isto, o que nao me deixou satisfeito. Fazer o que !

Abracos,

Levi

8 comentários:

Felberg disse...

vai logo para estocolmo, porra !!!

Anônimo disse...

Estou ansioso pro dia seguinte!
Abraço!

Unknown disse...

Bom mlk! Irado hein?! Que bosta não poder postar fotos! Em algum lugar aí deve ter uma internet decente!

Se cuida e aproveita!

Abraço!

Telma disse...

Dani,
KFC + Budweiser = Brasil!
TEm que encarar as comidas típicas!!!
bjs

Anônimo disse...

Dani,
KFC + Budweiser = Brasil!
TEm que encarar as comidas típicas!!!
bjs

Anônimo disse...

Dani,
KFC + Budweiser = Brasil!
TEm que encarar as comidas típicas!!!
bjs

Anônimo disse...

Dani,
KFC + Budweiser = Brasil!
TEm que encarar as comidas típicas!!!
bjs

Anônimo disse...

Pelo q me lembro, nao tem nada demais a sinagoga do Golem por dentro....aliás, hj é um museu..E, de qq forma, vc n pode subir ao segundo andar, onde, reza a lenda, encontra-se hj o tão temido espírito de Golem ou algo do gênero..se errei na historia me corrija..Abs!