quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia 4: Dia Judaico

Galera, agora escrevo sobre hoje mesmo. Ontem depois do PUB, cheguei quase uma da manha. Consegui dormir, finalmente, ate as 8:30. Acordei muito disposto, me arrumei, e tomei cafe no hotel dessa vez, sabia que o dia ia ser puxado.

Fui para o bairro judeu, comprei o ticket para visitar tudo e comecei o meu tour. A primeira coisa que vi foi uma sinagoga nao tao significante, a nao ser pelo fato de mostrar nomes de familias retiradas de Praga pelos Nazistas.



Logo ao lado entrei no cemiterio judaico. Incrivel. Uma tumba sobre a outra, muito apinhado mesmo, tirei umas fotos. La vi a tumba do Rabbi Low, o Maharal de Praga.



Depois de sair dali fui diretamente a sinagoga chamada Staronova (Old-New) onde no sotao esta o Golem. A sinagoga eh medieval, seu interior mostra como nao havia tanto acabamento e o teto eh gotico, com cupulas dentro. Achei muito legal a sinagoga, fiquei pensando como era na epoca em que nao haviam lampadas, pq as janelas eram bem pequenas.

Do lado de fora consegui ver o acesso ao sotao, fiquei tentado a subir, mas a escada nao deixava, eu sinceramente gostaria de olhar pra conferir a presenca do Golem. Dentro da sinagoga parei um tempo e rezei o Shema.

Depois fui a sinagoga Espanhola. O interior eh fantastico, mto dourado, incrivel mesmo, achei bem legal e parece arabe tanto dentro como fora. Depois de andar por essa parte da cidade, fui a estacao de onibus. Cheguei facil a estacao, mas encontrar o onibus nao foi das tarefas mais faceis, dei inumeras voltas. Felizmente tinha tempo.

Quando o onibus chegou fui conferir se era para Terezin mesmo, e o motorista me respondeu em ingles. Um alivio, visto que ontem eu quase pego o onibus errado. Cheguei em menos de 1 hora a Terezin. Sai na cara do museu do Gueto. Aindei por la, imagens e historias chocantes, ainda mais quando voce conheco o local a que eles se referem, a historia fica mais viva. Dali fui a outros edificios, tinha quartos de como era na epoca do gueto, outros com utensilios. Fui tambem ao crematorio.

Bom, saindo um pouco da cidade de Terezin especificamente, fui ao que eles chamam de pequena fortaleza. Parecia um castelo do jogo de computador Wolf 3D. Fosso, rio passando perto, corredores estreitos. Uma loucura verdadeiramente.



Fui conhecendo cada local de prisionaeiros, barbearia, hospital ate que vi um tunel que ligava o lugar onde se executariam presos. Apesar de nao ter sido usado, resolvi fazer o caminho. Eram 500 metros, comecei andando, o ar foi ficando pesado, o ambiente mais frio e eu impaciente, comecei a correr e dar uns trotes, demorei mesmo assim 3 minutos e meio. Fiz um video, esse vai ficar para a posteridade.

Bom, voltei para pegar o onibus e aqui lhes escrevo. Agora devo ir a um Pub Crawl, ou seja, conhecer 5 ou 6 bares com um guia !

Ah, esqueci de lhes contar sobre a globalizacao em Ceske Krumlov, havia chineses vendendo camisa la tambem ! Numa cidade medieval de 15.000 habitantes ! Eles JA dominaram o mundo !

Abracos e provavelmente lhes escrevo de Budapeste, ja que pra la vou amanha !

3 comentários:

Anônimo disse...

Tô acompanhando o blog..só não costumo postar!!
Queria ver as fotos!!!
Beijossss

Unknown disse...

Dá um jeito de mandar as fotos, Lev!!!!

Anônimo disse...

Nossa, o cemitério realmente é apinhado hein. Q horror, deve estar um em cima do outro. Enfim...
Agora entendi pq n dava pra subir as escadas.rsrs. Nada que uma foto não explique.
Bjocas
Paty