domingo, 8 de junho de 2008

Dia 6: Chegada a Budapeste - Problemas ! ! !

Comecaram as bizarrices !!! Incrivel como de um dia para o outro as coisas viram ne ? Bom, fui pra estacao de trem em Praga, tudo tranquilo, sem maiores problemas, achei minha plataforma, meu trem e tudo estada relax. Achei uma cabina pra viajar sozinho e fiquei la.

De repente entram dois orientais. Eu pensei que eram japoneses. Eles haviam reservado lugar e eu estava no lugar deles. Quando me mostraram o ticket mudei de lugar, mas nao dei mto espaco pra ver se eles achavam outra cabine ! he he he ! Eu nao mudo.

Eles nao mudaram de cabine e comecaram a conversar comigo. Eles me falaram que eram da Coreia do Sul, quando eu falei que era do Brasil eles responderam: BRÁ - JÍ !!! Eu tive que me controlar pra nao cair na gargalhada !

A viagem foi horrorosa, a cabine tem dois bancos, um pra cada lado, onde supostamente viajam 4 pessoas. Os coreanos ficaram em um banco e eu no outro. Conseguia dormir mas acordava toda hora ou por parada em estacoes intermediarias ou pelo cara pedindo o ticket. Ticket inspection toda hora. Chato pra caramba.

Bom, cheguei a Budapeste as 7 da matina, e na estacao que eu nao esperava ter chegado. O escritorio de turismo estava fechado e eu dei algumas voltas pela estacao ate achar uma casa de cambio. Essa foi a salvacao, apesar de uma taxa patetica de troca, eles tinham um mapa e isso me salvou.

Fui pro metro que era grudado na estacao. O metro daqui eh o segundo mais velho do mundo, so perdendo para o de Londres. Eles tem 3 linhas e na primeira linha, os trens tem apenas 3 vagoes, que sao pequenos. Incrivel. O aspecto eh mais sujo, e os guardas ficam inspecionando se vc esta com o ticket na hora de entrar, apesar de nao ter roleta, vc tem que carimbar numa maquina o seu ticket.

Cheguei ao albergue, ja do lado de fora nao gostei do predio, entrei, subi ja que o albergue era no ultimo andar. Quando cheguei la me dei conta q eles nao tinham recepcao. Ai me liguei que esse albergue eram gerido por 3 jovens de paises de lingua inglesa, que faziam isso pra morar de maneira mais barata.

Tomei um banho e me decidi a buscar outro albergue. O cara que me recebeu, me deu um mapa e mostrou alguns pontos legais. Fui conferir a praca do monumento dos 1000 anos da conquista da Hungria pelos Magiares, a tribo que supostamente veio da Ásia e da qual eles descendem.



Mto interessante o monumento, continuei caminhando por parques e avenidas, vendo varios pontos turisticos, predios. Mas preocupado com o albergue. Fui a uma rua famosa por marcas de grife, ela me levaria ao rio Danubio (Duna em Magiar - ou Hungaro pra gente). Por sorte vi uma placa de hostel e como meu guia citava esse albergue resolvi entrar pra conferir.

Eles tinham quartos de 4 pessoas, resolvi ficar num desses pra ver se conhecia alguem. Esse albergue tinha recepcao e estrutura, nao era como o outro que tinha 2 quartos de gente apinhada. Na verdade o primeiro albergue me lembrou aos barracoes que vi no gueto de Terezin.

Peguei minhas coisas no outro albergue, arrumei tudo, e fui pra rua. Comi num restaurante de comida tipica daqui. Comi um carneiro, com uma especie de panqueca de batata, tal como na Rep. Tcheca e acompanhado de cebola frita.



Tomei 1/2 litro Dreher !! Calma rapaziada, Dreher aqui eh marca de cerveja ! he he he ! Depois dessa bela refeicao fui passear pela cidade. Vi a basilica de Istvan. Diz a lenda que enterraram ele, que foi o rei que converteu os hungaros ao catolicismo e depois de um tempo, quando foram mudar o corpo dele de lugar, a mao dele estavam em perfeito estado. Mumificaram a mao e 1 vez por ano eles a exibem.

Visitei o parlamento, pelo lado de fora e visto de Peste. Alias, ate agora nao estive em Buda, ja que ontem rodei toda a parte daqui da cidade. No final do dia, ja cansado voltei pro quarto e conheci o pessoal que esta nele.

Um ingles, Rob, uma italiana, Claudia, namorada do primeiro e pasmem, um professor que deve ter la seus 40 anos, holandes chamado Gerard. Eu realmente nao esperava ver gente assim na viagem ! Assim que entrei no quarto o ingles comecou a contar que ontem os tinham roubado no quarto, um cara entrou supostamente procurando por um tal de Victor, e usando o celular como tocha foi procurando coisas. Roubou o celular da menina. Ela deu queixa na policia e reclamou na recepcao. Conclusao: Estou andando com TODAS as minhas coisas de valor pra cima e pra baixo.

Ficamos batendo papo um bom tempo ate que o Gerard saiu pra jantar. Nos 3 subimos pro ultimo andar pra tomar um cha. Eles me convidaram. A esta altura eu tinha reparado no sotaque do Rob, igual ao dos Beatles. Mto interessante conversar que alguem que fala igual ao Paul McCartney, alias, ele quando morou em Londres apertou a mao do Paul em algum evento de autografos !!!!!

La em cima conhecemos um americano, filho de pais da Costa Rica, chamado Nicolas. Papo rolando ele falou que comprou um violao. O Rob pediu pro cara buscar, ficamos um bom tempo tocando violao ! Os dois tocavam horrores ! E cantamos algumas musicas dos Beatles, Bob Dylan e por ai vai ! A viagem mudou novamente, eu achando que nao ia aguentar mais Budapeste e acabei me surpreendendo.



A noite fui a uma festa cigana, com musica ao vivo, bem diferente. Mas antes tinha ido a um bar, no bairro judeu. O bar era mto diferente, computadores antigos pendurados na parede, placas de sinalizacao servindo como mesa e outras bizarrices compunham a decoracao. Achei realmente incrivel.

Voltei pra casa perto de 1 da manha. Ate agora nenhuma night memoravel ou extremamente maneira. Hoje planejo ver o bairro judeu e ir a Buda explorar a regiao do castelo. Amanha a ideia eh ir a um banho termal aproveitar aguas quentes, ja que aqui choveu ontem, chove hoje e provavelmente chovera amanha.

Bom, se tiver que fazer frio que seja aqui e nao na Croacia, pq la vou as praias. Duas coisas estao me preocupando, como vou chegar a Sofia, ja que a distancia eh mto grande. E como da Suecia vou a Dinamarca. Pode ser que eu tenha que mudar de planos e ficar mais tempo na Suecia ou na Noruega. Ainda to esperando um amigo confirmar se ele estara na Dinamarca, em caso positivo, acho que farei isso mesmo.

13 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim, gostei das ilustrações! O cara cantando e tocando tá mto maneiro. E vc saiu bem naquela foto do restaurante hein, tá parecendo a irmã. hehhee. Se cuida aí. Bjocas Paty

Anônimo disse...

uma pergunta me ocorreu, lendo o episódio do albergue.. como se diz "Perdeu, prayboy!" em Magiar (ou Hungaro pra gente)??

LEC

Anônimo disse...

Aaaah adorei esse momento violão.
:D

Engraçado que você escreve bem parecido como fala. Leio e imagino a sua voz! haha

Beijos!

Anônimo disse...

Lebitan, como "ertá" tu , my friend!!!

Que irado, gostei do videozinho!!!Suas preocupações se diluirão, aposto que chegarás em Sofia com tranquilidade e nos países nordicos tb! Boa sorte!!!

Samy

Elias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Levi,

ta mto maneiro o seu BLOG . Hoje li pela primeira vez (e tudo), estarei acompanhando de perto!

Parabens e otima viagem !
Elias

gustavo bomfim disse...

Não vá se perder por aí!
Fique de olho na qualidade de suas fotos, principalmente no que diz respeito ao enquadramento e a composição da cena.

UM abraço
GB

Telma disse...

Adorei as fotos! Continua tirando fotos dos pratos típicos, que são de dar água na boca!
Não entendi a surpresa pelo cara ter 40 anos. Tem limite de idade pra se hospedar em albergue?
bjs

Natalia Klein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Humm...gostei desse moço inglês, hein. Pena que parece meio tampinha.

Alberto Levitan disse...

CADA VEZ MAIS SUCESSO HEIN?
E ESTA MÚSICA ACHO QUE É DO ELVIS !!!
BEIJOS
PAI

Alberto Levitan disse...

CADA VEZ MAIS SUCESSO HEIN?
E ESTA MÚSICA ACHO QUE É DO ELVIS !!!
BEIJOS
PAI

Thiago Fonseca disse...

Mlk, bebendo 1/2 litro de cerveja todo dia no almoço vc vai voltar com uma plança igual a minha!

ahahah

Continue escrevendo!

abs
TM