domingo, 22 de junho de 2008

Dia 21: Suspiro final em Bucareste e a ida para Cracovia

Ontem a noite eu havia saido. Uma recepcionista do albergue me chamou pra sair com os amigos dela. Fomos primeiro a um bar q nao estava bom e depois a outro, q tb nao estava bom. Resolvi voltar para casa.

Perguntei antes a ela qto custaria um taxi dali para o albergue e ela falou 5 bananas romenas (eu nao decoro o nome de todas as moedas, apenas chamo de banana). Antes de entrar no taxi, perguntei qto custaria. Ele me falou 15. Eu falei, ok, entrei e mandei ligar o taximetro.

Que surpresa ! Deu 7 a corrida ! Paguei e sai feliz da vida por ser vivo com essas besteiras. Obvio q voltei de taxi, vou correr de cachorro novamente ?!?!?!

Acordei cedo, nesse albergue eu so tinha essa opcao. O quarto era de frente, um calor enorme e mto barulho tb. Acordei banhado em suor (parodiando a letra dos engenheiros do Hawaii). Tomei um banho e fui para o museu sinagoga.

Foi dificil achar o museu. Os caras tem 2 ruas, uma cruzando a outra, com o mesmo nome. Incrivel como tiveram a capacidade de complicar as coisas. Obviamente eh pegadinha pra pegar desatentos.

A sinagoga onde funciona o museu era sefaradi, ou seja, de influencia hispanica, e como sempre mto bem decorada. O interior era mto bonito. Para entrar, o porteiro me pediu o passaporte. Escreveu o nome do meu pai no papel e repetia Brasilia, Brasilia. Em Romeno eles poem o artigo no final do substantivo (acho q isso eh coisa de lingua eslava).

Depois de ter meus dados recolhidos, entrei na sinagoga e uma senhora comecou a me dar explicacoes. Chamou a minha atencao qdo ela mostrou fotos e falou q os judeus se vestiam como os romenos e que nao havia diferenca. Essa eh a maneira q ela encontrou para mostrar que nao havia justificativas para perseguicoes.


Todas as pessoas mais velhas tendem a usar isso como argumento. Eh incrivel. Eu por ser mais novo, penso de maneira diferente. Acho q DEVE existir diferencas sim. Mas devemos respeita-las.

Ela me contou q antes da 2 guerra mundial, 800.000 judeus viviam na Romenia, atualmente sao 10.500 (segundo o q me falou a mulher em Brasov) mas segundo ela eram menos. A Romenia comecou a guerra do lado de Hitler (por isso mataram tantos judeus na Romenia). Mas em 1942/3 ela viu que a Alemanha ia perder e mudou de lado. Eu nao gosto de vira-casacas. Acho uma atitude normalmente egoista e individualista. Viram q iam se dar mal e se juntaram ao lado vencedor, largando a sua ideia original.



Tendo visto o museu voltei para o albergue para tomar mais um banho. O calor estava realmente mto forte. Fui para o ponto esperar o onibus para o aeroporto. Ele demorou mto, entrei e coloquei as duas malas no colo. Ai comecou uma tortura. Um calor infernal, o onibus lotado e o tempo correndo.


Cheguei ensopado no aeroporto, atrasado. E como aquilo la era um labirinto demorei ate achar o Check-In. Os monitores diziam que o check-inn estava encerrado. Consegui despachar a mala e ainda escutei do cara q eu estava atrasado. Nao tem problema, consegui entrar.

No aeroporto, tive de tirar o cinto e a bota. Entrei no aviao, um jato da Embraer. Era a primeira vez que eu voava num aviao da Embraer. Serviram o prato de lanche e nele havia presunto. Isso me lembrou o ingles la de Budapeste que era "farmer".

Ele me disse que a carne de porco faz mto mal por ser tao parecida com a carne do homem. Ele justificou isso dizendo q alguns transplantes de orgaos de porcos sao feitos para homens. Acho que vale a pena ler um pouco mais a respeito. Parece fazer sentido.

Bom, cheguei a Polonia. Ja na entrada uma fila enorme para o controle de passaporte. Eu estava preocupado com o horario do voo. Depois dessa enorme fila, onde perdi no minimo 25 minutos, outra para passar pelo raio-x novamente. Nao da pra entender. Vim de outro aeroporto onde passei por isso e novamente o cara quer raio-x.

Na Romenia ja haviam aberto minha mochila e olhado detalhadamente o tripe da camera. Aqui novamente tirei as botas e cinto. Sai correndo para o portao. Que surpresa o voo atrasou mais de 1 hora.

Cheguei tranquilamente ao hostel em Cracovia. Ja deu pra ver q a cidade eh MTO bonita. A galera tb ! No quarto conheci um brasileiro, Daniel tb. Do Rio, procurador do estado. Eles tem duas ferias de 30 dias ao ano. Esse Brasil realmente eh ridiculo, mas o cara ta certo, tem direito, usufrua.

Fui a um bar ver o jogo, comemorei a vitoria da Espanha (o primeiro time q eu tenho torcido que ganhou) e depois fomos a uma especie de discoteca. Como tb nao estava bom, fui dormir.

Passando pelo relogio da cidade a noite, uma musica que eh tocada a cada hora estava sendo executada. Segundo a lenda, um corneteiro ao avisar da chegada de tropas inimigas, foi atingido por uma flechada e subitamente interrompeu a musica q era o aviso. Qdo chega essa parte na musica, atualmente, ela termina.

Amanha vou a Auschwitz e a mina de sal. Vai ser um dia cansativo, mas assim consigo adiantar em um dia minha ida a Varsovia e consequentemente minha ida a Riga, na Letonia !

Nenhum comentário: