quarta-feira, 18 de junho de 2008

Dia 17: Monasterio de Rila e consideracoes gerais

Hoje fui ao monasterio de Rila. O lugar em si nao eh mto maneiro, mas a localizacao, isso sim impressiona. Fica no meio de umas montanhas, num lugar tao relaxado, com um rio correndo ao lado. Realmente bem legal, me lembrou Teresopolis.

A viagem foi relativamente tranquila. O inicio da estrada nao tinha marcacao, apesar de alguns trechos ter duas pistas no nosso sentido e outras vezes no sentido contrario. Deu pra sentir a temperatura abaixar, o que me causou extremo conforto, ja que em Sofia fazia mto calor.

Chegando la demos uma volta no monasterio. A Igreja ortodoxa eh mto diferente da catolica. Eles nao tem estatuas, apesar de mtas imagens. Percebi que alguns quadros tinham uma mao dourada, em alto relevo, provavelmente de prata. E fazendo um simbolo que me pareceu hindu. Nao entendi mto bem nao.

La vi monges, que tinham barbas como rabinos. Muitas inscricoes em Cirilico. Agora, o sentimento que la ficou mto forte em mim eh a vontade de passar um final de semana numa Yeshiva(local para estudos judaicos, normalmente em um lugar mais calmo) no Brasil. O sentimento de estar isolado me soou bom e quero faze-lo na volta.

La comi um prato diferente. Eram uns pedacos de frango, provavelmente cozido, com cebola, cogumelo e ovo. Estava gostoso, mas nada do outro mundo. O que eu pude perceber eh que a Bulgaria ainda nao eh um grande destino turistico. Esta tudo em reforma com a intervencao da Uniao Europeia.

As coisas aqui sao realmente mto baratas, comida chega a ser irrisorio. Alem da comida consegui eletronicos a precos bem legais. Comprei uma bateria para a camera e um carta de memoria de 4 gigas.

Amanha vou pra Bucareste. Finalmente vou tentar achar o castelo do Dracula ! Esta comecando a ficar emocionante isso. E o que me espanta eh q esses caras de ingles tem um "gap year", ou seja, 1 ano de bobeira para viajar. Normalmente as empresas tem a politica de que se vc sai por 1 ano e volta, vc tem seu emprego garantido. Que cultura legal !

Bom galera, amanha espero lhes escrever de Bucareste, depois de ver as manias megalomaniacas do Ceacescu.

Um abraco a todos !

Levi

2 comentários:

Alberto Levitan disse...

VOCÊS TODOS NÃO SABEM O ORGULHO QUE TENHO DE DANIEL SER MEU FILHO !!!!!

Unknown disse...

Querido Daniel, sentí como vc a mesma emoção ao ler a sua descrição dos horrores que nossos compatriotas sentiram. O medo, a impotência, a fraqueza e o horror de saber que iriam morrer e assistir seus pais, filhos morrerem sem nada poder fazer.Isso por sí só é o máximo do holocausto.Use a Kip[a com orgulho, a estrela no peito e vá sempre a Israel lavar a alma.
Beijos
Tio Sergio Sender