sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dia 19: Transilvania

O homem eh movido pela curiosidade. Por isso eu fui a Transilvania.

Especificamente hoje eu fui a uma cidade chamada Brasov e fui ao Bran Castle (nada que ver com o Dracula).

Ontem eu havia saido com a rapaziada aqui para ir a um bar. Saimos tarde, e no bar resolvi voltar pro albergue pra dormir. Eu ia levantar cedo hoje. Na volta, acabei me perdendo pq o mapa q eu tinha levado nao era completo.

Lendo o meu guia, eu tinha notado algo estranho. O guia comentava que em Bucareste havia quase 20.000 cachorros soltos na rua, sem dono. E mais, eles eram raivosos e atacavam as pessoas.

Eis que estou perdido, nessa regiao residencial e me dou conta de que varios cachorros "tomam conta" de varias partes, realmente defendendo o seu territorio. Eu perdido, sendo olhado e encarado por cachorros. Comecei primeiro a mandar calarem a boca, sempre fazendo "sh." Em determinado momento, alguns comecaram a me seguir, eu encarei, depois eram mtos, comecei a correr ! ! ! ! Foi mto engracado !

Bom, cheguei ao albergue sem ter sido mordido, felizmente. Acordar as 6 foi impossivel, mas consegui faze-lo as 7. Estava bem quente o que me ajudou a acordar. Tomei um banho e fui pra estacao de trem. O trem saia as 8:30. Levou 3 horas ate Brasov.

O caminho foi espetacular. Cortamos os carpatos, a paisagem era mto legal. Algumas montanhas tinham um pouco de neve no topo. A sensacao era mto legal de estar indo pra transilvania.

Cheguei a Brasov, fui para o local de informacao, peguei um mapa, e fui a um restaurante para almocar e aproveitar para me planejar. Na cidade eu visitei a igreja Preta. Ela tem esse nome pq os austriacos a queimaram, e do lado de fora ela ficou dessa cor. La dentro uma orquestra estava ensaiando. Essa viagem ta me mudando de varias maneiras, algumas ja vejo na hora. No Rio vou tentar a ir a alguns concertos, eh mto legal ao vivo.




Depois dessa igreja visitei a sinagoga. Linda, sefaradi. Conversei com a mulher, tentando ver se ela conhece a vila ou cidade da qual parte da minha familia veio, se chama Sukuron. Ela nunca tinha ouvido falar. Isso vai ser algo dificil de conseguir informacao.


Visitei os antigos portoes da cidade, dois bastioes, o mercado antigo, e a antiga prefeitura. Os predios eram mto legais, e ficavam relativamente proximos da praca central. Onde eu ja havia comido.


Resolvi ir visitar o castelo de Bran, que fica na localidade de mesmo nome. Eu precisei pegar um onibus ate a estacao e outro onibus ate Bran. Ontem conversando com a recepcionista do albergue perguntei onde estavam os ciganos, pq eu nao os tinha visto.



Na verdade, eu os tinha visto. Acontece q eles nao estao mais caracterizados. Estavam em sua maioria pedindo esmola (as mulheres). Mas como ontem perguntei, hoje comecei a prestar atencao.

Na estacao de trem havia mtos deles, escutando musica em alto volume, rindo alto, nao vi beberem. Eles estavam por todas as partes, e eram mto expansivos. O ponto alto foi na volta da Brasov pra Bucareste. Vi um socando uma mulher, no meio de um mte de outros deles, no outro lado da rua.

Eh inevitavel pensar que a educacao poderia mudar tudo isso. Por falar em educacao, duas coisas chamaram a atencao nos romenos. No transito eles buzinam MTO. Desde bem cedo.

Porem, sempre q eu tento me comunicar e alguem nao entende, logo alguem ve e me ajuda. Isso eh incrivel. Na estacao de trem comprando bilhetes, pedindo ajuda e o ponto alto foi qdo eu tentei pegar o onibus ja em Bucareste, pedi ajuda ao cara.

O onibus nao passava e ele perguntou se eu queria rachar um taxi. Ok, vamos la. O cara pagou o taxi. Isso pq ele adora o Brasil ! hahaha !

Essas viagens de um dia sao mto cansativas. Peguei um trem pra ir a Brasov, um onibus pra Bran, o onibus de volta de Bran e o trem de volta a Bucareste. Sai 7:30 da matina e cheguei 23:30. O trem da ida foi o melhor que ja peguei na europa. Moderno, pra qquer porta vc aperta um botao e ela abre e fecha sozinha.

Amanha devo visitar outra cidade medieval. Chamada Sinaia, eh no caminho pra Brasov, porem mais perto. Vai ser cansativo. O ultimo dia reservei para visitar o museu da comunidade judaica aqui. Sao 10.500 judeus na Romenia.

2 comentários:

Unknown disse...

a parte dos cachorros raivosos é excelente...hahahaha...

Anônimo disse...

A parte dos cachorros tá sensacional. Imagina a cena. Nós rimos muito. Vc correndo feito um louco...uahuahuha. imagina isso. rsrs

Bjocas
Paty