domingo, 15 de junho de 2008

Dia 14: Dubrovnik, a perola do Adriatico

Que lugar fenomenal ! Como pode ser tao bonito assim ! Realmente estou impressionado. A cidade eh realmente linda. O que mais me impressionou foi como os Servios puderam bombardear a parte antiga da cidade. Realmente eh inacreditavel.

E mais, ainda anunciaram em sua tv para seu proprio povo que os croatas haviam queimado pneus para dar essa impressao. Esse tipo de propagando eu ja conheco bem, mas de outra parte do mundo.

O lugar eh uma cidade medieval beirando o mar. Como cheguei de manha, larguei minhas coisas no albergue, alias, uma casa. Eh, aqui em Dubrovnik as pessoas constroem partes extras e alugam esses apartamentos independentes. Esse aqui eh MTO arrumado, mto bom mesmo. Vou ter uma noite de anjo hoje.


Bom, peguei minhas coisas e fui dar uma volta na cidade velha. Quando cheguei um ja havia ficado impressionado, mas andando, ai eh outra historia. Fui contornando o muro da cidade. A cidade tem tres entradas. O mar numa cor entre azul claro e verde me impressionou. Com o mapa na mao fiz o caminho sugerido por eles.


Logo achei a sinagoga e entrei para conferir. Eh uma das mais antigas da europa, e ainda funciona. Nao eh tao impressionante como a de Praga, mas eh um orgulho ter um exemplar tao antigo assim.

Depois de ter feito a volta basica, fui andar nas muralhas da cidade. Esse passeio foi incrivel, beirando o mar, fiquei impressionado como eh bonita a cidade. O sol estava pegando mto forte e passei protetor. O dia na praia foi realmente forte.

Depois de haver passeado por toda a velha cidade, voltei para o albergue, precisava mto descansar um pouco.




Quando acordei, o Ante, o dono do lugar, falou que ia a praia e me ofereceu para ir com ele. Claro, nada melhor do que ver o que os nativos gostam. Alias, o cara era marinheiro, e conhecia o Rio. Eu sou o primeiro hospede brasileiro que ele tem.

Enfim, fui a praia, porem, na lambreta dele ! Ha ha ha ! Cada coisa que acontece. Imagina a cena, eu na carona de uma lambreta !
O bom eh que ventava bastante na lambreta e eu realmente gosto de vento. Chegamos a praia, de pedra tambem. La tinham uns russos. Engracado, os russos nao viajam mto, mas essa familia era tipica. Filhos loiros, mulher loira, e o pai, com uma barriga. Nao conseguiria imaginar melhor um russo !

Com o Ante fiquei batendo papo sobre a guerra. Ele conversava tranquilamente. Contou que acumulou mto alimento antes de a guerra comecar, e que sua mae nao entendia pq ele tava fazendo isso.

A ex-Iugoslavia eh uma colcha de retalhos impossivel de entender sem mais estudos. Pelo que eu entendi, a Croacia queria independencia ha mto tempo. Eles estiveram sobre diversos dominios. A Servia, por sua vez, nao estava disposta a perder a colonia.

Ainda nao sei o papel dos outros nessa guerra. Mas parece que os bosnios sao muculmanos e lutaram ao lado da Servia. Ainda tem mto o que aprender. E muito o que saber.

Voltei pro albergue, e fiquei arrependido de so ficar aqui um dia e meio. A Croacia eh um lugar para o qual ainda quero voltar. Praias incriveis e um povo mto receptivo.

Hrvastra, hvala ! (Croacia, obrigado.)

Levi

7 comentários:

Anônimo disse...

Realmente tu está sendo um desbravador...ser o primeiro brasileiro a chegar num albergue não é pra qualquer um...hehehe

Grande Abraço Conebo

Anônimo disse...

Lambreta, vento na cara , passar protetor ?????? Que que é isso? Está mudando ????
Gostei muito . Fotos lindas, lugares maneiros e sua descrição impecável. Consigo ver os locais.
Continue aproveitando bastante.
Beto

Anônimo disse...

Nossa, eu quero ir nesse lugar!!! Que fotos incríveis.
Vc numa lambreta, ha ha ha, q cena!!
Te amo, saudades
bjos
Paty

Felberg disse...

" e eu adoro vento" !!!! ahhaa
imagino sua cara de felicidade na lambretinha !!!

Unknown disse...

Daniii
Eu viajo com as coisas que vc escreve!
Realmente parece ser um lugar lindo mesmo!
As fotos estão maravilhosas e os seus textos também!!! muito bom!!
Espero que essa viagem esteja sendo tudo aquilo que a gente conversava antes!
Tempo e liberdade!!!
Aproveite muito!!
Beijo grande
Mah (quero a minha foto) hehehehe

Anônimo disse...

So na lambretinha do marinheiro croata! Bom mmlq!!!

Unknown disse...

Coneeebo, lambretinha excelente!