terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia 9: Consideracoes finais sobre a Hungria

Uma coisa que eu gostei na Hungria foi que nas grandes esquinas, onde duas avenidas se cruzam, normalmente tem um ponto de metro e eles usam a escada para fazer com que as pessoas atravesse para os outros lados da rua por baixo, evitando sinais para pedestres.

Agora, de uma maneira geral eu gostei mais da Rep. Tcheca do que da Hungria. La o metro eh mais limpo, acredito que o pessoal eh mais organizado tb, visto que o pessoal fazia fila no metro. Tb achei o povo da Hungria mais mal-humorado. Nao sei pq, e tb achei que falam menos ingles.

Antecipei minha vinda a Croacia por isso. No trem tive o primeiro problema. Demoraram em torno de 10 minutos para carimbar meu passaporte. Apesar de ter lido na internet que o Brasil nao precisa de visto, sei que nao eh algo imediato que eles saibam disso. Na minha cabine tinham 3 inglesas que tiveram o passaporte carimbado imediatamente.

Foi a parte mais tensa da viagem ate agora. Isso me levou a decisao de ir a Bulgaria de aviao. De todos os modos, eu vou tentar ir a embaixada da Servia aqui na Croacia, se o visto puder ser tirado hoje mesmo, o farei, sem hesitar. Vou aproveitar e olhar a Bulgaria. Eh rapaziada, ser sulamericano nao eh facil, isso eh sofrer preconceito.

Com relacao ao pessoal que encontrei em Budapeste devo fazer algumas consideracoes tb. O americano, Nicholas, tem exatamente aquela imagem que temos dos californianos: relaxado, tocando uma guitarra ou violao, querendo se divertir. O ingles eh um caso a parte, o cara eh "farmer", ou seja, agricultor. O cara trabalha em fazendas, diz que pagam bem. Ambos nao fizeram universidade. Figuras peculiares.

A chegada a Zagreb foi tranquila, a cidade eh bem pequena pelo que vi no mapa. Cheguei ao albergue andando, o que foi um primeiro indicativo. Acho que aqui nao eh uma cidade para se visitar, mas veio a calhar pq vou as embaixadas.

O albergue tem 2 vantages, tem internet gratis e eh bem central. Fora isso, terrivel. So dormi uma noite, entao ta ok !

Vou explorar a cidade, hoje voo para Split, onde tem um palacio famoso da era Romana.

Levi

Nenhum comentário: