terça-feira, 17 de junho de 2008

Dia 16: Desvendando Sofia

Primeiro eu fui pra um pais que eu nao falava o idioma, eles falavam bem ingles e usavam o mesmo alfabeto. Depois fui a dois paises que nao falavam meu idioma, que falavam mal ingles, mas que ainda usavam o meu alfabeto. Agora eu estou num pais que nao fala meu idioma, quase ninguem fala ingles e eles NAO usam o meu alfabeto ! Quero saber qual vai ser o proximo passo.

Bom, por falar em alfabeto, eles usam o alfabeto cirilico, inventando por um monge bulgaro, Cirilo (Cyril), perto do ano mil para ser usado pelas linguas eslavas. Ele usou tres alfabetos como base: O latino, o grego e o hebreu. Porque ele simplesmente nao pegou um e adaptou uma ou duas letras ?!?!?!


Tem duas letras que eu claramento identifico do hebraico, sao elas o Tav (que aqui nao tem som de T e sim de L) e o Shin (esse sim com som de s, como no Hebraico). Eles tem ainda o 3 e o 4 no alfabeto. Que loucura !

Finalmente acho que estou em casa, numa capital do 3 mundo. De manha, quando sai do albergue, vi uma discussao de transito, e um motorista chegou a sair do carro. A cidade eh meio suja e lembra bem as capitais brasileiras nesse aspecto. Porem nota-se que a entrada na uniao europeia trouxe grana pra eles. Mtos lugares em reforma, canteiro de obras diversos.

Uma coisa curiosa eh o sinal para pedestres em algumas ruas. Tem um video disso ai.


Eu nao sabia de onde o Sidney Magal tinha vindo, mas descobri que ele veio aqui da Bulgaria. Uma penca de gente mais velha vestida como ele. Realmente ele deu uma passada aqui antes de aparecer com aquele visual tao conhecido pra gente.

Pessoas bonitas ja nao se veem ha anos aqui. O povo eh mto diferente da galera da Rep. Tcheca, unico pais digno de nota ate o momento com respeito a isso.



De manha andei e passei por inumeros edificios historicos. A primeira visita foi a sinagoga. A sinagoga eh sefaradita, linda por fora e tambem por dentro. O edificio esta em manutencao, com ajuda de dinheiro americano.



Bati papo com o porteiro que me disse que a comunidade na Bulgaria antes da guerra era de 52.000 pessoas. Nenhuma foi deportado ou morta, e depois da guerra muitos emigraram para Israel. Atualmente apenas 6.000 judeus vivem aqui, mas eles ainda sao capazes de falar Ladino, uma lingua judaica, proveniente do espanhol. Pena nao ter encontrado ninguem para falar.


Ele ainda me contou que ano passado um grupo de 16 pessoas visitaram Sofia para conhecer de onde vieram seus antepassados.


Passei pelo palacio do presidente, onde vi a troca de guardas, fui a catedral de Alexander Nevski, essa impressionantе com um grande domo redondo dourado, alem de outros domos e ainda vi a igreja ortodoxa russa. Fui expulso da catedral por estar de bermuda, nao tem problema !




A tarde rodei bastante a procura de uma bermuda com bolso nos lados, encontrei. Uma coisa que ainda nao vi foi camisas com inscricoes em alfabeto cirilico. Eles nao tem mtas coisas vendendo a turistas, e alias, quase nao os vi por aqui. Claro que vi um grupo de japas, como sempre. Eles estao em todos os lugares.



Nos albergues, so o ingles se fala. Esse pessoal de lingua inglesa deve ter algum lance com viagem. Como podem estar em TODOS os lugares.

No fim do dia ainda vi um monumento da epoca do comunismo, para variar, gigante.

Amanha quero ir a um monasterio aqui perto, duas horas de viagem. Saio na quinta de manha para Bucareste, Romenia. Sofia foi o lugar mais ao sul que eu visitei, e o calor aqui estava forte.

Bom, fico por aqui !

Um abracao,

Levi

PS: Vou colocar a foto de uma rua escrito 20 de Abril em alfabeto cirilico !

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal levitan. A gelera se reuniu no sabado estávamos falando de vc e de sua viagem radical. Diziam: a parte light da viagem do levi:: rep theca, romenia, bulgária.. ehehhe a parte mais braba: bulgária, modávia..etc...
vem mais por ai..
grande abraço
samy

Telma disse...

Oi, Dani:
Estamos juntas, eu e a sua mae, em Sevilha. Vc nas sinagogas e nós, nas mesquitas...
Está muito calor, mas estamos nos preparando para o que nos espera em Marrocos.
Beijos da sua mae, que está ao meu lado, me ditando o que escrevi.

Anônimo disse...

Fala Daninho, beleza? Ontem tomei uma decisao e li o seu blog do dia 1 ao 13! Hoje li o restante, e agora estou em dia. Nao tenho palavras: Viagem MUITO maneira!! E, como varias pessoas ja' disseram, voce escreve de uma maneira que parece que voce esta' contando os fatos pessoalmente - pessoal e intransferivel!! Ja' pensou em escrever um livro? Quem sabe depois da viagem?
Continua aproveitando e ve se coloca mais fotos! Agora, vou ler diariamente.
Um abracao,
Flavio