sábado, 28 de junho de 2008

Dia 27: Riga, museu da Ocupacao e tiros no Bunker

Acordei tarde, descansei bem, mas deu pra conhecer bem a cidade. Riga nao eh mto grande, por isso dei uma volta de duas horas e conheci qse toda a cidade.

O centro da cidade eh antigo. Todas as cidades que visitei ate agora tem um centro antigo, normalmente para turistas. A cidade em si, a parte moderna nao eh mto visitada. Isso foi o que eu achei legal na Cracovia. Consegui visitar um bairro proletario que saiu do circuito turistico.

Comecei o dia visitando o mercado central, onde os predios ainda conservam o estilo sovietico. Sao 4 barracoes, o primeiro so com peixes e defumados, o segundo com legumes, mtas vezem em conserva, o terceiro majoritariamente com paes. E o quarto uma mistura de inumeros artigos para turistas e mais algumas lojas de derivados de leite.


Logo depois fui para o museu da ocupacao. A Russia deliberadamente invadiu os paises balticos antes da Alemanha. Estava estabelecido no pacto de nao agressao entre Russia e Alemanha q estes paises ficariam sob a influencia da Russia. A Finalandia, por exemplo, foi invadida com base na invencao de q eles haviam invadido a Russia primeiro.

Ou seja, a guerra chegou la por mentira da Russia. O mesmo aqui na Letonia, assim como Lituania e Estonia. Para estes paises eh dificil saber quem foram pior. Se os russos ou os alemaes. Os EUA nao aprovaram a invasao da Russia destes paises, mas na convencao de Yalta deixaram q a Russia ficasse com o dominio deles.

Churchill falou em 46 que nao era para isso q eles tinham lutado uma guerra. Ta ai o mundo real, cheio de injusticas, dominio dos mais fortes sobre os mais fracos. Nao me estranha nada na pagina de turismo da Letonia estar exposto como condicao de seguranca ela fazer parte da OTAN.

Depois de ver o museu, onde novamente vi dados sobre os judeus mortos aqui (eh, os nazistas chegaram tao longe), fui andar por predios historicos. O portao sueco (ultimo portao da cidade antiga ainda de pe), o parlamento, as tres casas q supostamente sao as mais antigas de Riga. E inumeros predios antigos.

Passei tambem por diversas pracas e igrejas. A cidade eh mto calma, o bairro antigo principalmente. Depois disso fui ao albergue, queria fazer o passeio ao bunker sovietico. Cheguei ao bunker, que fica na parte inferior de um parque ao lado de um posto de gasolina (sera esse um bom lugar para construir um bunker ???).


Desci e vi inumeras armas a venda, roupas camufladas e outras coisas com temas de guerra. Ja comecei a escutar os barulhos de tiro. O cara q me levou, q mal falava ingles, ficou falando uns bons 5 minutos com o pessoal do bunker. Eu percebi q eles ficaram meio complicados por estar chegando somente um cara para atirar.


Mas se tinha algum problema, ele foi resolvido e o cara pediu meu documento. Quando ele leu meu sobrenome me olhou, como q perguntando: - "Vc eh russo ?". Eu ja me adiantei e falei q meus avos eram russos, ele falou q era um sobrenome muito importante ! Sempre nesses paises eu fico receoso de falar meu sobrenome. Eles sabem diretamente q eh judeu. Incrivel como todos na europa ligam para isso.



Aqui nao tive problemas, o cara abriu um grande sorriso e me pediu para esperar um pouco. Depois de 15 minutos me chamou. O programa era o seguinte, primeiro dei tiros de pistola, depois de escopeta e por fim de AK-47 - Magnum.

Nao podia tirar fotos la dentro, mas eu consigo lhes contar como foi. Assim q entrei senti um forte cheiro de polvora, o cara carregou a pistola e me ensinou como fazer. Fiz os disparos. Ja nessa primeira vez acertei peito da mira algumas vezes. Com a escopeta, acertei o olho do cidadao. E com a AK 47 fiz inumeros disparos perto do coracao.

O recuo da segunda sem duvida foi o maior, ja a AK 47 foi a arma de maior precisao. Fiquei feliz de ter feito algo q ja tinha planejado desde o Brasil.


Mas a impressao q ficou no dia como um todo e ainda a impressao de ontem, eh q os caras aqui sao mto rudes, mal educados no trato com as pessoas. Russos e nativos se misturam mas com certa antipatia.

No albergue tem uns ingleses. Esses sao talvez mais idiotas q a imagem q temos dos americanos. Ate agora o comportamento dos ingleses eh o seguinte: eles comecam a beber meio-dia, ficam tomando a tarde inteira, comecam a cantar musicas de esportes, hoje, fortuitamente eles estavam brincando de tirar a roupa. So entre homens. Gente estranha. Depois eles compram mais cerveja, ficam loucos e vao dormir.

Eles chamam isso de diversao.

Hoje devo sair novamente, eh a primeira vez q passo 1 final de semana inteiro em uma cidade.

PS: Ainda sobre a cultura. Os caras ontem estavam usando uma especie de bolsa, como a dos hippies. Acho q guardam documentos nela. Aqui isso eh moda.

No meu quarto tinha um africano bem estranho. O cara, pelo q contou tem um filho com uma mulher daqui. Ele ontem nao dormiu no quarto. E segundo os peruanos ele esteve convesando com um italiano mais velho. Bastante suspeito.

Alias, um dos peruanos eh a cara do Ross Geller de Friends, vou ver se tiro uma foto hoje !

2 comentários:

Alberto Levitan disse...

Meu filho se afaste de :
- ingleses (de bebado nao tem dono)
- russos mal encarados
- africanos suspeitos
- italianos velhos
- bunkers do lado de posto de gasolina (polvora e gasolina juntos???? ....coisa de brasileiro)
- AK47 (voce esta com um sorriso estranho na foto )
............rsrsrsrsrsrsr

De resto pode aproveitar.
Beijos
Beto

Anônimo disse...

So nao vai comentar com os ingleses que vc foi na sauna outro dia... Eles vao ficar loucos!! hehe