quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dia 25: Varsovia

Rotina de primeiro dia na cidade. Ou seja, acordar cedo e partir para os pontos historicos. Acordamos relativamente cedo pq ontem ainda tentamos encontrar um bar ou algo para fazer.

Fomos caminhando para o centro historico, passamos pela universidade, o castelo, a praca central e varias construcoes historicas. Varsovia tem uma particularidade, durante a 2 guerra ela foi destruida qse q por completo (85%). Depois da guerra houve um esforco para que ela fosse reconstruida.

A historia eh mais ou menos assim. Um rio divide a cidade, os alemao estavam na parte leste do rio, q tem a parte historica, os russos ficaram na parte oeste. A ideia dos russos era deixar que o exercito alemao aniquilasse os insurgentes antes de invadir. Entao eles esperaram pacificamente para depois liberar a cidade.

Nao preciso dizer q tanto alemaes como russos sao odiados aqui. Ninguem sabe dizer exatamente quem eh pior. Eles ficam divididos dependendo da origem, e da proximidade com cada pais.

Depois de visitar o castelo fomos almocar. Talvez tenha sido um dos pontos mais divertidos da viagem. Fomos a um restaurante tipico daqui. Vc vai ao balcao, pede o teu prato e eles te chamam para pegar. Pedi o pierog (tipico bolo de batata recheado) e trigo sarraceno novamente. Para beber borscht, q eh uma sopa de beterraba (dessa vez servido na caneca).

Veio arroz, gnochi (quem pediu isso?) e o borscht. Comi tudo mas pedi o pierog. A mulher entendeu mais ou menos, isso pq o Daniel havia pedido um molho para acompanhar a comida dele.

Um cara intercedeu e nos "ajudou". O molho veio na hora, mas o pierog nao. Levantei e pedi novamente. Ele pediu um nestea para beber, e aproveitei e pedi a ele que tambem me pedisse um strudel (torta de maca). A mulher me deu um suco tenebroso para beber. A conclusao eh q para comer o q eu queria tive de pedir praticamente todo o cardapio do local !

Esta valendo, ela tinha um cardapio em ingles, mas ela nao entendia ingles. E toda vez q pediamos ela ia comparar no cardapio dela em polones ! Ha ha ha ! Tem cada um q me aparece.

Depois andamos bastante pelo centro historico. Mas pelo q eu senti, Varsovia eh o novo, as grandes avenidades, o McDonalds de vidro ! O predio mais moderno q eu vi em um McDonalds.

Tentei achar as ruinas dos muros do gueto de Varsovia, mas foi impossivel. Depois fui a uma rua q ficou praticamente intacta desde a epoca do gueto, e ai sim deu pra ter uma ideia do aspecto.

Voltei para o albergue. Amanha parto para Riga, nos paises balticos. Isso sim eh o desconhecido. Mas la, darei tiros de AK47 num bunker russo. Nao tem como nao ser divertido !

Levi

Um comentário:

Alberto Levitan disse...

Tiros? Bunker? Divertido? Este é mesmo o meu filho????
Mas a narrativa dele ainda é "sensacional" !!! Consigo visualizar tudo ( e até sinto o cheiro da comida...hehehe).
Beijos e saudades......aproveite esta viagem maravilhosa.
Beto