segunda-feira, 30 de junho de 2008

Dia 28: A cidade de verdade

Sempre gosto quando faco algo tipico do lugar. Acordei perto do meio-dia e tinha a possibilidade de ir a praia. Acabei nao indo com o pessoal do albergue pq a previsao era de chuva, isso me havia dito um dos peruanos. Mesmo o dia estando bonito em Riga.

Ja que nao ia para a praia, resolvi dar a volta na cidade nos lugares q eu mais gostei. Comecei pelo mercado, que fica instalado nos bunkers sovieticos. Apesar de nao ter comprado nada achei o lugar mto legal, a combinacao de cores e aromas e ainda o fato de ser utilizado pelas pessoas tornam a experiencia mais verdadeira.



Dali fui comprar algumas coisas no mercado para comer. Fiz o lanche numa pracinha no centro da cidade velha. Qdo viajamos, nos damos o prazer de fazer algumas coisas bem legais e agradaveis, como sentar na praca, ver as pessoas passsarem e comer um sanduiche no sol !

Depois do lanche fui comprar uma camisa de recordacao. Aqui eu notei uma diferenca enorme entre o tratamento das mulheres e dos homens. As mulheres que nos atendem sao gentis e prestativas, ja os caras, sao rudes ate dizer chega. Principalmente nos bares. Eu acho q isso pode ser influenciado pelo comportamento dos ingleses e talvez dos russos tb. Incrivel como os ingleses andam em bandos, inclusive grupo de caras mais velhos na faixa dos 45 fazendo a mesma algazarra q grupos jovens.

As duas vezes q fui interpelado em estabelecimentos tive de me conter pra nao estourar. Nao to em casa, e nao quero arrumar confusao. Mas infelizmente por esses dois incidentes, nao tenho vontade de voltar a Riga. Alias, outra coisa q fiquei sabendo ja aqui eh que a cidade eh um destino do turismo sexual. Por isso o pessoal do albergue me alertou bastante sobre diversos golpes.

Indo para o albergue encontrei a amiga dos peruanos, eles haviam combinado de almocar juntos. E depois iam a praia. Tentei me meter no programa, mas ela pegou meu cel e ficou de enviar mensagem. Bom, entrei no albergue meio aborrecido pq os caras iam a praia e eu nao havia ido por conselho deles.

Fui almocar. Entrei num restaurante italiano onde comi truta e arroz com vegetais. Estava mto gostoso, acompanhando um copo de vinho. Ai foi um lugar q fui bem atendido por um garcom. Voltei para o albergue, e para minha surpresa eles estavam me esperando.

Beleza ! Praia ! Como estava frio, fui de calca e camisa de manga comprida. Praia na Letonia eh assim ! Na verdade fomos a uma outra cidade, chamada Jurmala, que fica a 10 Km de Riga. Fomos caminhando, imaginem a cena, eu de calca jeans e bota, indo a praia. Eu me sentia da mesma maneira como vejo os gringos chegando em Ipanema de jeans tb. A diferenca eh q aqui fazia frio.



Ate q na areia, no sol, nao estava tao frio e tirei a camisa. Caminhamos bastante, e aproveitei para perguntar as 2 amigas dos peruanos (uma se juntou a caravana no meio do caminho) sobre a relacao com os russos. A impressao q eu tenho eh que eles vieram com sua lingua e se negam a se integrar a cultura local. Nao vejo mal algum em que haja pessoas de outros paises, credos, racas e religioes misturados. Mas vc nao pode impor sua cultura por maioria no pais dos outros.

Na parte interior da cidade deu pra ver q muitas casas eram de madeira. Isso eh bem diferente da cultura iberica, com edificacoes solidas. Os ingleses e os nordicos levaram essa tradicao para onde foram, ate nos EUA ainda vemos muito desse reflexo. Na estrada via mto verde, mtas arvores. Achei bem legal o passeio. Ainda bem q eu o fiz. Depois, no albergue, vi a final da Eurocopa e dormi. Afinal, saio cedo demais para Tallinn.


PS: No primeiro dia em Riga encontrei o mesmo brasileiro que havia encontrado na Bulgaria. Coincidencia pouca.
Na foto a seguir, o Ross peruano !

Um comentário:

Anônimo disse...

uhahuahu Ross peruano!!