quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dia 10: Zagreb e o problema de visto

Ontem foi um dia praticamente perdido, pq passei a manha tentando ter uma ideia sobre vistos e depois peguei um trem, eh mto tempo perdido viajar de tarde, mas eu queria ter o dia hoje livre.

Tive uma ideia mto boa. Ja que estou em Zagreb, capital de um pais, pq nao ir checar na embaixada da Servia como eu consigo um visto para cruzar o pais ! Ta ai uma boa ideia ! Perguntei a recepcionista, Petra, como chegar a varias embaixadas. Ela me ajudou bastante e eu sai correndo pra embaixada da Servia.

Acabei assim conhecendo parte da alta cidade, que fica pra cima de uma colina, na verdade uma cadeia de montanhas. Cheguei de maneira relativamente facil a embaixada, falei com o representante e ele me falou que se eu tivesse a passagem, ele me dava um visto na hora ! Excelente, problema resolvido ! Eram 10 e eu tinha de voltar ate as 12:30.

Fui correndo pra estacao de trem, que fica ha no maximo 20 minutos de onde eu estava. Chegando la, entrei na fila pra comprar a passagem. Pedi pra Sofia, ela me disse que passava por Belgrado. Ok, no problemo. Quero ir pra Sofia !!! 50 euros, e o cartao de credito nao passou. Preciso ligar pro Brasil pra ver pq isso nao funcionou.

Paguei em dinheiro e fui na cabine de informacoes checar qto tempo levava o trem ate Sofia. A mulher me disse eighteen (18). Eu perguntei, eight (8) ? E ela: Nao, eighteen, vc sai daqui 00:30 e chega no dia seguinte as 6 da tarde. Hum.... 18 horas num trem ???? Eu nao quero conhecer a Servia atraves de um trem, eu quero chegar a Sofia !

Voltei na cabine e pedi pra cancelar o meu ticket, a mulher me perguntou pq, e eu respondi pelo tempo que leva. Como ela nao sabia me informar qto tempo demorava, ela me devolveu a grana. Que sorte que o cartao nao passou, imagina pra pegar a grana de volta.

Bom, voltei pro albergue e comprei a passagem de aviao. Agora sim, chego rapidamente, so preciso antecipar ao hostel q chego no dia anterior. Nao deve ter grandes problemas.

Ja de volta no hostel fiquei conversando com o que me pareceu ser o dono e a recepcionista do hotel. Perguntei sobre a lingua, os pratos, a cerveja, e no final emendei sobre a guerra. Como foram as coisas por aqui.

Do ponto de vista dos croatas, ha mto tempo eles queriam um pais e desde tempos antigos nao conseguiam. Quando a uniao sovietica ruiu, ele viram uma possibilidade de ter independencia. A Servia nao queria aceitar. Eles me disseram que a grana do pais vinha do turismo, mas Belgrado era a capital.

Agora, algo q nao entendo bem eh, a lingua eh praticamente a mesma, a cultura mto parecida. Como entao que eles querem se separar, seria tao ridiculo qto o sul do Brasil querer independencia.

Hoje a noite voo para Split, estou curioso, a cidade parece ser bem legal. Colocar fotos nao tem sido facil. Mas hoje nao tiveram mtas. Split que promete !

Levi

4 comentários:

Alberto Levitan disse...

Dani,
Vê se escreve mais detalhes...está economizando palavras? (rrssrsrsrs)

Anônimo disse...

Agora posso voltar a escrever. A Internet aqui tá funcionando!!!! Que bom que vc resolveu essa burocracia chata de vistos né...
As fotos tão bem legais. Gostei daquele banho termal. Ah, e ri muito com a história das tanguinhas. uahuahuhuah. Como assim gente? Q bizarro. bjaoo e se cuida Dani
Paty

Anônimo disse...

Fala Daniel!

Coloquei a leitura em dia.
É engraçado que quando voce acha que tem um problema a sorte fica do seu lado, e que continue!!!

Um abraço

Telma disse...

Acho que todas essas dificuldades e imprevistos fazem parte da proposta e é justamente o que diferencia viajar de mochilão e de excursão. Gostou da rima? Ficaria melhor ainda de eu fosse a sua prima... essa foi horrível!!!
Beijos