domingo, 15 de junho de 2008

Dia 13: Um passeio pelo parque nacional de Krka e uma noite num hotel

Novamente acordei cedo, com chuva e frio. Nao importa, vou pro parque nacional de Krka. Fotos lindas me convencem que o lugar eh irado. E tenho a promessa do maior Canyon da europa. Cedo que acordei foi 6 da manha, depois de ter passado a noite acordado buscando bares, eh cansativo !


Eu estava preocupado com o horario do meu voo. Dois dias atras a Croatian Airlines jogou pras 22 da noite, o que antes era 21. Mesmo assim, os horarios desses onibus para as cidades costumam nao ser mto cedo e normalmente vc nao tem mta opcao.


O trajeto era pegar um onibus de Split pra Sibenik, de Sibenik pegar um onibus pro parque e la chegariamos. Apesar de ter acordado mto cedo, o primeiro onibus so sairia as 8 da matina. Obviamente descobrimos isso na hora e deixamos de dormir 30 minutos, o que tem feito mta diferenca.




Chegamos a Sibenik, fui logo perguntar da volta. O primeiro onibus do parque voltaria as 17, e de la ate Split eram 1 hora e 30 minutos de trajeto. Ficava mto no laco, mas decidi arriscar, sempre tem outras solucoes (normalmente mais caras ! ).



Chegamos ao parque, surpresa ! Mais um onibus pra descer pro rio e pras cascatas ! Ja do onibus pudemos ver paisagens lindas. Comecei a pensar como o Brasil tem sitios bonitos, assim que eu chegar ai vou comprar um guia. Eh incrivel como tem coisa pra fazer e eu aposto que sequer conheco.

Chegando la embaixo um cara, do parque, com microfone oferecia passeios de barco. Resolvi fazer o caminho a pe pra ter mais liberdade. Assim eu pensava pelo menos.


Comecamos a andar, vimos umas quedas d'agua mto bonitas. Pontes, construcoes antigas e tudo o que mais tinha direito. Rapidamente demos a volta por todas as cascatas. Quando fomos perguntar como seguiamos a trilha, eles disseram que tinha acabado.



Volta o barco ! Sera q conseguimos pegar. A 13:00 saia um barco q demorava 4 horas. Ia coincidir com a saida do onibus. Que droga. Novamente resolvi arriscar. Valeu a pena, apesar do frio incrivel que fez no caminho de vimos o tal canyon (nao tao grande assim), cascatas, um mosteiro numa ilha e outras coisas no caminhos.



Na volta viemos parando, o que me deixou mto preocupado, tinha o horario apertado. Cheguei no porto, fui correndo pro onibus. Ele demorou a sair. Chegamos la em cima e o outro onibus ainda nao havia saido. Alivio.



Chegamos a Split, depois de alguns atrasos, corri pro albergue (nao queria perder o onibus pro aeroporto). Alias, isso eh mto legal, a Croatia Airlines disponibiliza um onibus pro aeroporto 1 hora e 30 minutos antes de todos os voos. Achei isso mto legal. Obvio que pagamos pelo onibus.



Peguei o onibus sem problemas. Cheguei ao aeroporto, e ai comeca uma novela ! O voo estava atrasado e atrasou, de fato 1 hora. Ate ai nada. O americano que tava la com a namorada estava desesperado. Nao esta acostumado com promessas nao cumpridas !



Pegamos o voo, eu apaguei de tanto cansaco. Acordei com o pessoal gritando. Nao sabia bem o que se passava. Quando me dei conta descobri o seguinte. Nosso voo que saia do meio do pais (Split), nao conseguiu pousar em Dubrovnik (ao sul) e rumou pra norte (Zagreb), aonde eu dormi.




Eles pelo menos pagaram uma noite num hotel. Eu dormi 4 horas, acordei morto. Mas tudo bem. Estaria em Dubrovnik em poucas horas.

2 comentários:

Ester Lima disse...

Hoje mesmo Pedroca e eu estávamos lendo o post do dia 12 e já estamos considerando incluir na nossa lista de "lugares a visitar" os lugares que você está nos apresentando. Estamos gostando muito e acompanhando daqui o seu passeio.
Você comentou algo de, de repente, ficar mais tempo na Noruega. Considere então visitar outras cidades por lá. Vale muito a pena. Beijos

Ester Lima disse...

Outra coisa! Qual a temperatura por aí? Você de casaco? Deve realmente estar frio... : )