quinta-feira, 26 de junho de 2008

Dia 24: Nowa Huta

Ontem, alem de ir a Auschwitz, eu tambem fui as minas de sal, proximo a Cracovia. As minas representaram grande parte da riqueza natural durante anos, e so foi desativada em 1996. Incrivel como essa mina rendeu riqueza para a Polonia. Varios reis a visitaram, assim como todos os dirigentes modernos.

Ela esta repleta de estatuas feitas no minerio que contem o sal. Essas pedras sao negras. Nao achei nada fascinante. Algumas camaras sao enormes, e inclusive existe uma igreja la dentro.

Ja hoje foi um dia bem interessante. Visitei o distrito de Nowa Huta. Esse distrito tem uma historia completamente particular.

Esse eh um bairro criado em 1949 na epoca do comunismo. Muito simbolismo e paranoia estao nele. O bairro foi criado para ser um bairro industrial. Industria de ferro e aco sao as principais. Nowa Huta significa nova grade fabrica.

A localizacao escolhida foi a parte leste em relacao a cidade de Cracovia. Ele foi construido perto de Cracovia pq essa cidade tem um historico intelectual forte e os comunistas acreditavam q se uma revolta ocorresse no pais, ela partiria dali.

No local onde a nova fabrica e o novo distrito seriam construidos ficavam inumeros vilarejos e fazendas. O governo teve de remove-los todos. O detalhe aqui eh que esse era o terreno mais fertil de toda a Polonia. Que jogada de mestre dos lideres comunistas !

Feita a remocao, era hora de construir a fabrica e a casa dos operarios. Os predios foram contruidos em grandes quarteiroes, com a parte interior cercada pelos predios. Dessa maneira o convivio social era implementado, porem, na verdade, esses grandes blocos possuiam no maximo 3 entradas. Era uma protecao contra possiveis ataques militares sofridos pela Polonia.

Debaixo de todo o novo distrito, um grande bunker, com ligacao entre todos os blocos e saidas em diversos pontos. No topo dos predios, pensamos que a decoracao faz imitar os antigos castelos medievais, mas atras de alguns desses muros, pontos para atiradores de elite.

No centro de todo o bairro uma estatua de Lenin (que ja nao esta mais no local, e na epoca do comunismo foi alvo de inumeros ataques). Um video num pequeno museu nos contou essa historia. Andamos um pouco mais e vimos um tanque na calcada, como se fosse um monumento, ao lado de um bloco de edificios. Esse tanque havia destruido 3 panzers, dentre outras mazelas.

Almocamos num restaurante tipico da epoca comunista. Achei mto interessante pq a decoracao era realmente dos anos 70. Eu pedi Pierog e Kasha, que nada mais eh do que Varenique (pastel de batata) e casher (trigo sarraceno), uma comida muito tipica judaica, q agora descubro ter origem nessa regiao aqui !

Conversando com o Adam descobri que a lingua tem 7 declinacoes. Ou seja, qdo na frase tem objeto direto vc flexiona o sujeito de uma maneira, qdo eh objeto indireto outra, qdo se refere a alguem uma terceira e assim ate somarem 7. E dizem q o portugues eh dificil...

Depois disso, trem para Varsovia, onde cheguei a noite.

Um abraco,


PS: Sem fotos pq o albergue eh concorrido e o pc linux... tudo indo contra....

Um comentário:

Alberto Levitan disse...

Dani,
Começo a achar que o seu roteiro foi gastronômico !!! Esqueci quem é você à mesa !!!(rsrsrsr)
Bjs
Pai