quinta-feira, 19 de junho de 2008

Dia 18: A chegada a Romenia

Antes de comecar a falar da Romenia, queria fazer algumas consideracoes finais sobre a Bulgaria. Algumas coisas la me chamaram a atencao. Muitas mulheres mais velhas estavam gravidas. Os guardas de transito controlavam ele com plaquinhas verde e vermelha, sem sinal.
As mulheres faziam uma parada no cabelo q era pra nao deixar liso, meio estranho. Vi mtos carroes(no minimo 4 Bentleys) apesar da pobreza.

E a coisa mais curiosa, os sinais de sim e nao com a cabeca sao invertidos, o q me causou mta confusao.

- Vc fala ingles ?
- Sinal de nao com a cabeca.
- Ok.
- Are you going to ask me something ?

Realmente coisas assim ocorriam toda hora. Ou entao vc pedia uma informacao, entendia, concordava com a cabeca, e a pessoa. Ok, vou explicar novamente.

Ontem fomos a um bar irlandes ver a partida da Suecia contra a Russia. Tinham 2 suecos no grupo, eles nao devem ter gostado do resultado.

A chegada a Romenia foi tranquila. O voo foi num turbo-helice. Os lugares q eu escolhi estao mto distantes, fica mto dificil de ir de trem pq leva qse um dia inteiro de um ponto ao outro. Uma menina aqui nesse albergue falou q demorou 22 horas. Impossivel com tao pouco tempo.

Depois de desembarcar e pegar minha mala, fui ao balcao de informacoes. Pedi um mapa e eles nao tinham. A sorte eh que justamente em Bucareste, o livro traz dois mapas. Isso foi excelente. Peguei o onibus pro centro, a informacao do hostel nao era mto precisa. E pra variar, os numeros das ruas qse impossiveis de encontrar. Como nao tem nas placas de que numero a que numero vao, arrisquei pra um lado. Acertei.

Bom, no aviao ja tinha lido que eles tem apenas 4 quartos. Pensei que fosse ser furada que nem o hostel de Budapeste. Alias, seria ate uma coincidencia de nomes. Mas chegando la vi q o hostel era mto legalzinho, alem de mto bem localizado.

Sai pra caminhar na rua, normalmente tenho conseguido ver os principais pontos da caidade em um dia, mais ou menos 6 horas. Reparei semelhanca entre varias palavras com o portugues. Para rua eles usam strada ou calei (calle eh espanhol amigao, essa eh facil).



Eu tinha a esperanca de falar portugues e os outros me entenderem, mas nao da. Eu tb nao entendo nada do que eles falam. Pelo menos a mulher do albergue falava espanhol, eh bom dar um tempo no ingles de vez em qdo. Ja me disseram q o Romeno parece mais com o Italiano.

De manha fui ao palacio do parlamento. Eles tem visita guiada. Ja do lado de fora achei enorme. Enquanto esperavamos o guia, escutei 3 caras mais velhos falando hebraico. Ja fui eu perguntar se eram de Israel. Comecei a bater papo, um deles morava em Kfar-Saba ou era de la (meu primo Flavio mora la). Eh incrivel qdo vc viaja sozinho como vira cara de pau.


Bom, la dentro notei q tudo era de marmore. Realmente incrivel, como tudo era enorme. O Ceausescu (le-se Tcheachiuscu com o i bem curto) era megalomaniaco. O edificio tem 1.000 salas. Eh o segundo maior em tamanho, perdendo apenas para o Pentagono e o terceiro maior em volume, segundo a guia ficava atras de uma piramide do egito, e mais alguma outra construcao.



Quando na visita chegamos a sala de concerto, perguntei pra ela qto havia custado o edificio. Ela falou q ele ainda nao tinha sido terminado e em 2005 avaliaram em 3 bilhoes de euros. Ou seja, estao construindo desde 1984 uma parada que ainda nao acabou. Aposto que a fome de mta gente na Africa seria aplacada com essa grana. Ou ate mesmo na Romenia.

Depois segui para alguns pontos turisticos. Vi ruinas de um antigo castelo (era mais uma casa) que inclusive havia sido de Vlad Dracul (o governador da Wallachia que se acredita ter inspirado o Conde Dracula).



Vi alguns pontos como a universidade, inumeras pracas e Boulevards (Bucareste tenta sempre imitar Paris pelo que eu entendi, ate o arco do Triumph eles tem, depois que "ganharam" a 1 guerra mundial).


Parei par o almoco, pedi o prato tipico deles. Era composto por cebola frita, polenta (isso eh comida brasileira po!) e rolinhos de repolho recheados com carne (acho q isso eh arabe, nao ?). Agora, achei engracado q a cerveja mais vendida aqui eh a SKOL ! he he he !



A tarde fui a um museu dos agricultores da Romenia. Com varias vestimentas de varias tribos proximas daqui. Achei legal q eles tem um moinho e uma casa dentro do museu. Mas pra chegar la, andei como um anormal, para variar.


Amanha vou a Brasov (le-se Brachov) e talvez a Sibiu e ao Bran Castle. Todos na Transilvania ! A viagem esta esquentando ! Cada lugar me desperta mais curiosidade que o outro. Eh incrivel !

5 comentários:

Anônimo disse...

Brasiuuu!!

Q lindooo! Q envidia! jaja
Increibles fotos, increibles lugares... q bueno q lo estés disfrutando. Te lo merecés!!
No leí mucho porq me cansa un poco tratar d interpretarlo je!

Ayer me acordé mucho de vos por el partido Argentina-Brasil...

Besossss!!

-xexi-

Anônimo disse...

Fala Boneco! Muito legal o seu diário "xarélico" de viagens via "perrengui" através da ex-cortina de ferro, o impressionante Leste Europeu. Imagino que deve ser incrível... Mas e o mulherio? Como elas são por exemplo na Romênia? Escreva mais sobre isso, especialmente agora que você vai na terra do Valáquio... Abraço! Ítalo

Ester Lima disse...

"E a coisa mais curiosa, os sinais de sim e nao com a cabeca sao invertidos, o q me causou mta confusao." - Lembrei dos episódios do Chaves - hahahaha. Você chegou a tirar fotos das últimas descrições que te chamaram a atenção na Bulgária? Fiquei curiosa em vê-las.
beijos

Telma disse...

Estou com a sua mae do lado. Estou digitando, pq se ela fizer isso, la se vao 2 euros... por 20 min. Adoramos a polenta com o rolinho. So nao deu vontade de comer pq acabamos de tomar um maravilhoso cafe, que por aqui, na Costa do Sol, inclui champagne Moet Chandon. Amanha, comecamos a sentir o outro lado da vida, pois estaremos indo para o Marrocos.
Beijos,
Tia Telma e sua mae

Anônimo disse...

Virar cara de pau???????????
VC JÁ É HÁ MUITO TEMPO!!!
uahuahuahuha.

Tava sem internet, então to comentando agora.

Bjinhus
Paty