segunda-feira, 23 de junho de 2008

Dia 22: Cracovia

Depois de dormir tarde posso dizer que dormi bem hoje. Acordei cedo para visitar os principais pontos da cidade. O dia nao comecou bem, ja de manha deixei um vidro que guardava cafe cair e sujei tudo. Todos me olharam com cara de espanto. Limpei tudo.

Ainda nao tinha falado do albergue, mas esse eh sem duvida o melhor q eu ja fiquei. Eles servem comida a noite de graca, na verdade eh um lanche. O cafe-da-manha tambem eh de graca. Na geladeira sorvete e vodka a vontade.

Lavanderia: de graca. Quartos bons e o staff eh mto prestativo. Alem de oferecerem passeios a excelentes precos. Sinceramente, o melhor ate agora. Superou o da Rep. Tcheca por muito. A localizacao tb eh mto boa. E eles tem diversos computadores, com internet gratuita.

Depois do episodio do cafe, arrumei minhas coisas e fui com o Daniel visitar a cidade. Comecamos pelo bairro judeu. Fiquei mto feliz de ver varias coisas escritas em hebraico na rua. Ate a grade do jardim era feita com temas judaicos. E mais, vai rolar um festival na cidade.



Visitei algumas sinagogas, alguns museus e o cemiterio. Uma das sinagogas era mto bonita, mas so pude tirar fotos por fora. Era a Velha Sinagoga.



Outro templo mto bonito permitiu que eu tirasse fotos, mas ele nao estava mais em uso. E ainda comprei Bisli (um boscoito israelense q nao como ha mto tempo) e um outro que sao uns quadradinhos de farinha para botar na sopa. Minha mae adora esse ultimo.



Depois comemos pelo bairro judeu mesmo. O prato escolhido foi o Chulent (preparado de feijao com carne - ou a feijoada judaica !) e pierog (uma especie de bolo de batata assado, no formato de um pao). De entrada, Gefilte Fish (bolinhos de peixe) com chrein (nao sei se a transliteracao esta correta, mas eh uma pasta de beterraba meio doce meio picante).

Comida saborosa mas nao se compara as de minhas avos que dominam o paladar da culinaria judaica !

Depois de rodar pelo bairro judeu, fui ao distrito do castelo, residencia dos antigos reis poloneses. Mto bonito o lugar, fortificado em cima de uma montanha. La dentro o palacio estava fechado. Mas visitei o lugar onde supostamente o heroi Krak (q da nome a cidade) matou um dragao. Visitei a catedral e subi a torre. Mais ostentacao e inumeros tumulos da realeza polonesa.


De la seguimos a praca central da cidade. La se encontra o mercado central, a torre do relogio, inumeros restaurantes. Nesse ponto, o tempo ja estava fechando. Resolvi entrar em um restaurante.



Pedi uma sopa chamada Borscht. Minha avo faz isso no formato de suco. Mas a sopa era de beterraba com beterra em dois estados, solido e liquido. Estava mto bom. La dentro vimos q entrar para comer havia sido a melhor ideia. Comeco a chover granizo. Um louco estava tomando banho de pedra sentado na praca.

Um ponto a parte daqui eh o nome da moeda. Em todos os lugares eu falo apenas banana para me referir ao dinheiro. Aqui nao ! O nome da moeda e Zlote. Eh impossivel nao lembrar dos Goonies e do personagem Slot, que adorava um chocolate. Obvio que aqui eu chamo o dinheiro de chocolate !

Ja ta tudo armado ate o final da viagem. Apenas preciso saber como e quando vou de Estocolmo para a Noruega. Ate Varsovia o Daniel ta fazendo o mesmo roteiro, depois sigo sozinho.

Ate mais galera !


Um comentário:

Anônimo disse...

Slot quer chocolate!!!! Eu tb quero!!! Trate de trazer um típico pra mim daí hein!!Senão já sabe. hehe. bjooooo