terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia 30: Helsinque

Um dia de viagem nao eh suficiente para conhecer nada. E vc precisa tracar um roteiro e seguir. Acordei bem cedo, 6 da matina, tomei um cafe reforcado (peixe defumado q trouxe de Riga) com suco de morango (q definitivamente nao tinha gosto de suco de morango).

Fui para o porto, ontem eu ja havia comprado a passagem pela internet. Embarque sem problema algum. Eh incrivel como nunca me pedem passaporte e nunca me revisam. So nos aeroportos conferem as malas. Trem e ferry eles nao estao nem ai.

Cheguei em 1 hora e 40 minutos a Helsinque. Fui direto ao ponto de informacao ao turista. Fui muito bem atendido. O plano tracado era conhecer Helsinque pela tarde e conhecer o forte de Suomenlinna pela manha. Eu teria de pegar mais um ferry ate a ilha.

Esse forte foi construido num conjunto de ilhas pelos Suecos. Naquele tempo a Suecia controlava a Finlandia (alias, o nome em Finlandes eh Suomi). E nessa ilha construiram uma defesa contra os russos. A ilha eh interessante pq foi ocupada primeiro pelos suecos, depois pelos russos e por fim pelos finlandeses. Ou seja, possui tracos de tres culturas diferentes.


Fiz o passeio com um guia q era mto bom e mto engracado, apesar de pouca idade. Da pra ver as fortalezas suecas, as trincheiras em colinas russas. Eh marcado a diferenca de estilo.


Depois fui almocar num restaurante q dizia ter comida tipica da Finlandia. Comecou bem com uma sopa de peixe. Mas o prato principal, uma carne ensopada com pure de batatas nao estava nada demais. Destaque para a cerveja feita em casa. Em geral foi caro para o q foi servido.

Comecei a andar pela cidade. O cartao postal eh a Catedral. Um predio enorme e branco, q faz contraste com a igreja ortodoxa. Visitei a esses pontos, ao estadio olimpico, a prefeitura, a estacao de trem e a outros pontos, seguindo um roteiro de bondinho.




Depois de terminar o roteiro basico de bondinho, voltei para a area do porto. La tinha uma feira com coisas tipicas. Mtas coisas legais, mas nada util de fato.

Peguei o ferry de volta para a Estonia. Ja estava na hor da janta e resolvi jantar no Olde Hansa novamente. Eu gostei mto desse lugar. Ele te faz levar a esse clima medieval. Como gostei disso aqui ! Eu voltaria a Estonia somente por esse restaurante. Eh incrivel como ele eh legal e te transporta no tempo.

Dessa vez comi carneiro com arroz selvagem, lentilha, uma massa recheada com feijao branco e cebola adocicada. Realmente estava mto bom !

Amanha fico o dia aqui e a noite vou para Estocolmo ! Preciso dormir um pouco mais nessa noite.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito lindo Dani!!!

To viajando através do seu blog!

Muito bom!!

Mas dá para mandar a minha foto!hehehe

bjooo

Anônimo disse...

Po, faltou a foto do restaurante que vale a ida ao pais! Mas ta valendo! Abs.