quarta-feira, 2 de julho de 2008

Dia 31: Respiros finais em Tallinn

Gostei mto da Estonia. Talvez um dos lugares mais legais da viagem. Eh um lugar onde o turismo pra turista eh bem feito. Todas as tendas medievais, os restaurantes, as visitas a museus, td eh mto bem feito. Ontem era vespera de um feriado grande aqui na Estonia, e como na esquina do meu albergue tinha um bar, dormi com um barulho do caramba.

As viagens podem ser de dois tipos: aquela q vc quer conhecer tudo, e tem pouco tempo, ou aquela q vc quer conhecer tudo e tem mais tempo. Na primeira vc sacrifica uma ou outra noite. Foi nitido o caso da Estonia. Eu queria mto ter saido aqui, mas nao consegui.

O pessoal eh mto simpatico, sempre dispostos a ajudar. Eh realmente incrivel como esse pais eh legal. Ainda q nao tenha saido mto do ambito turistico, ja tenho vontade de voltar. Tem umas pessoas aqui q sao tao loiras q refletem ! Esta realmente qse como a rep. Tcheca em termos de beleza do povo.

Esqueci de comentar que ontem na Finlandia vi mtos muculmanos. Era consideravel em comparacao a todos os outros lugares que eu ja fui. Pelo q um amigo me falou, os paises nordicos sao bem cosmopolitas, tem mta mistura de tudo nas grandes cidades. Ate agora os q menos vi foram Rep. Tcheca, Letonia e Estonia.

Logo de manha arrumei tudo, e fui para a rua, queria tomar um cafe da manha em conta. Fui ao supermercado. Comprei um pao com queijo, peixe defumado e tomate e uma caixa q me pareceu ser leite com algum sabor de morango, pela cor da embalagem. Bom, era leite puro, e combinou q foi uma beleza com o pao q eu tava comendo.

Depois fui visitar museus ! Visitei 4 hoje. Comecei pelo museu da prefeitura. Nesse edificio funcionava a prefeitura, a corte e a casa onde o vinho era conferido e controlado. A casa tem 3 andares, eh bem tortuosa, e tem o estilo medieval. Voce vai visitando e lendo sobre a historia e papel da casa na sociedade ao longo das decadas. Vale lembrar q Tallinn antigamente se chamava Ravel, nome alemao da cidade.



Depois fui ao museu da ocupacao. Diferentemente do museu de Riga q era um ambiente escuro, pesado, com fotos e documentos, esse tinha mts objetos. Alem de alguns documentos. Um documentario estava sendo exibido em diversos terminais. Mas nao dava para acompanhar todos, tendo em vista que a duracao total eh de 3 horas e meia. Eu estou ficando mto curioso sobre a historia desses paises, quero ter tempo de ler a respeito.



Como o museu da torre de guarda era proximo, nao perdi tempo e fui ve-lo. Aqui voce tem uma ideia de como eram as defesas de uma cidade em tempos remotos. E mostra a evolucao, ate q se comecam a utilizar canhoes nessa torre. Eu achei fantastico uma roupa q o museu exibia, q era a maneira como os medicos examinavam os pacientes em epocas de praga. A roupa parecia uma capa de um carrasco. O capuz tinha uma extensao q afunilava na parte do nariz, parecendo um mosquito. Isso ainda com os olhos sendo separados do ambiente exterior por lentes de cristal. A ignorancia eh comica.


Por fim visitei ao museu da cidade, q ficava na casa de um mercador. A casa portante eh bastante funcional, com um espaco para o elevador de cargas (cordas nos tempos medievais), porao amplo. No ultimo andar do museu, um cartaz q me chamou a atencao. Uma charge de Stalin contando os mortos da Estonia, q segundo o calculo nao foram poucos.

A Estonia se libertou da Russia atraves da "Singing Revolution". Os Estonianos se reuniram para cantar musicas de amor, de fraternidade, mas nunca contra os russos. Dessa maneira foram comparadas as manifestacoes de Gandi. Incrivel como as coisas se deram por aqui.


Cheguei a terras Vikings, nao vi o mar de gente loira q eu esperava. Tem mta mistura aqui. Encontrei novamente o Rafael, aquele gaucho q eu ja havia encontrado em Sofia e em Riga. Incrivel, mas agora ja combinamos as datas e nao nos encontramos mais.

Um comentário:

Telma disse...

Querido Daniel,
Estou de volta para acompanhar as suas aventuras. De cara, tenho que lamentar que o Rafael não seja Rafaela... aposto que a combinação seria diferente... rrrsss
Beijão