quarta-feira, 9 de julho de 2008

Dia 38: Ultimo dia completo na Europa

Ontem tive um dialogo espetacular no metro de Oslo, as 23:20. Fui abordado por um pedinte, ele me olhou nos olhos, tinha os olhos azuis, balancou o copo com moedas e falou algo. Eu respondi q nao tinha entendido, em ingles. E por sua vez, ele em ingles emenda: Isso eh a linguagem universal, nao tem como nao entender !




Eu fiquei sem graca, estava conversando com um pedinte numa segunda lingua. O cara comecou a me contar q a vida na Noruega era mto cara, e eu nao sei ! E q o governo somente lhe ajudava com 1.000 coroas, e que isso nao dava para viver.





Ele me contou q tinha uma industria no passado, mas teve algo na cabeca e teve de operar. Ele tirou o chapeu e mostrou uma cicatriz enorme. Eu falei q era do Brasil, e q sabia q aqui td era mto caro. Qdo falei isso, 2 mulheres do meu lado me olharam, pq elas estavam falando portugues.





Foi uma das coisas mais surreais q me passou, conversar numa segunda com um pedinte nao passava pela minha cabeca.





Acabei indo dormir bem tarde, fiquei vendo varias coisas na net, planejei o dia de hoje. Acordei, tomei um otimo cafe da manha, com caviar a preco de banana (obvio q eh o preco da banana ai no Brasil), um pao bem gostoso de cereais e leite.




Fui para a pista de Ski, Holmenkollen, eh enorme, e tem de ter coragem para se atirar la de cima para cair numa piscina la embaixo. Depois fui para o museu de navios Vikings. Comparando com o Vasa da Suecia, esse museu nao teve mta graca.



Mas se vc pensar q os Viking se lancavam ao mar com essas coisas para chegar ate a America do Norte, vc percebe q eles eram realmente corajosos.



O principal navio tinha varios entalhes que o ornamentavam, foi legal ver esse museu. Mas pena q vi depois do outro. Consegui pegar o onibus, q tem um sistema q indica o trajeto, como o metro. Isso faz andar por aqui mto facil. Apesar de eu nao gostar desse negocio de horario marcado, isso de mostrar a localizacao, bem como todos os pontos ajuda muito. E vc nao precisa ficar perguntando pra todo mundo aonde saltar, sair, entrar, ir...



Ainda vou passar no mercado, preciso levar algumas coisas q aqui estao mto baratas para o Brasil. Hoje tambem consegui comprar minha capa de chuva. Nao adianta mais para essa viagem, mas para as proximas com certeza vai me ajudar.


Uma coisa q chama a atencao aqui eh o plano do governo para que as familias tenham mais filhos. Por cada filho o governo da 10.000 coroas. Cada mes o governo da 1.000 coroas por cada filho. Se nota nitidamente maes novas com varios filhos. E mais, a mae tem direito a licenca maternidade por um ano, e a renda so eh reduzida a 80%. Os pais tambem tem direito a licenca paternidade. uem pegou carona foram os muculmanos, q andam com pencas de filhos ! Ja vi varios aqui.

Ja esta chegando ao fim. Hoje a janta eh salmao com arroz temperado pelo proprio Alexandre. Tem comida ainda pra matar, e o final do dia e amanha vai ser nesse esforco de engorda para tentar recuperar algum peso !

Nenhum comentário: