terça-feira, 8 de julho de 2008

Dia 37: Fjordes

Ta ai um dia planejado e esperado: A visita a um Fjorde. A proposta era ousada ! Pegar um trem as 6:30 da matina, viagem de 4 horas ate Myrdal, depois mudar de trem e ir em 1 hora a Flam, para finalmente pegar um barco de 2 horas pelos Fjordes. Depois pegar um onibus de 1 hora ate Voss e um trem de volta de 5 horas e meia.


Obvio q nas pontas eu tinha de pegar o metro para chegar a estacao e para voltar. Acordei 5 da manha. Ontem eu tinha comprado hamburgueres para levar hoje. Ainda bem q o Alexandre me avisou q eu tinha de cozinha-los antes, eu estava levando cru ! hahahahah !


Fiz 7 sanduiches, e comprei uma pringles tambem. Levei isso pq a comida aqui eh mto cara. Ontem eu vi que a Noruega eh realmente Europa. Tudo eh MTO, mas MTO caro. Os dois ultimos paises que visitei realmente tem precos exorbitantes para mim. So pra ter ideia, 1 passagem de metro eh 2,75 euros, q eh aproximadamente 7,15 reais.


Botei tudo na mochila e fui pegar o metro. Esse negocio de ter tudo horario te ajuda a programar, mas se tu chega antes, fica esperando.... E foi assim o primeiro metro. Depois cheguei a estacao e tudo ok.


Fiquei num bom vagao, ja fui tentando dormir. Foi ai que percebi que o trem parecia um metro de 4 horas ! Parava em varios pontos. Isso foi bem chato, ate pq cada vez mais gente chegava. Mas a paisagem era mto legal. Comecei a ver neve, rios formados pelo derretimento das neves e outras coisas.


Cheguei a Myrdal. Era um ponto bem bonito. Ai vi o primeiro atraso na Noruega ! Bom q ja comi mais um hamburguer, ja tinha comido o primeiro no trem. Chegou o trem, mto bonito. Logo depois de sair da estacao paramos num ponto. Nao entendi bem, todos sairam do trem, fui junto.


La vimos uma especie de aparicao de uma mulher, no alto das montanhas, com uma musica de fundo. Achei interessante. Dali seguimos viagem, com o sistema de som sempre nos alertando para o que olhar no caminho.


Chegamos a Flam, e la peguei o barco. A vista dos Fjordes eh mto bonita. Gostei mto. Estava mega frio, por sorte o Alexandre tinha me emprestado todo o material para me proteger do frio, capa, casaco interno, tudo !


Foi bem importante, pq tava frio demais. Mas a vista compensou tudo isso. Depois de duas horas passando por pontos incriveis, peguei o onibus. Ele percorreu uma estrada mto ingrime. Segundo a motorista, a diferenca entre quem tava na frente e atras chegava a 3 metros de altura.

Depois do onibus, pegamos o trem em Voss para Oslo. Ai foi fogo, pq fiquei num lugar apertado, com um mte de gente perto, e parando direto. Por fim cheguei a estacao. Pelo atraso, perdi o meu metro e tive q esperar mais de 20 minutos.

Comecei a refletir como nego fica preso nesses horarios. O metro tem hora pra fechar e nao tem onibus noturno. O governo acha q eh melhor tu nao sair e o transporte reflete a ideia deles. O mesmo eh com bebida. O cara tira o direito do cidadao em beneficio da comunidade. Pra mim a vida fica chata.

Como to na casa do Alexandre, enfrento problemas reais, como esse do horario. Nao sei quais cidades tinham essa falha, ja que nao precisei pegar transporte noturno, por sempre escolher albergues no centro de tudo.
A viagem ta chegando ao fim e ja to pensando na vida qdo voltar. Mta coisa vai ficar de bom !






3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...até cansei... esse primeiro parágrafo realmente reflete a maratona que foi. A pessoa se perde no meio dele. hehe. Fotos muito bonitas!

Mas deve estar um gelo aí, pra vc achar importante o equipamento do Alexandre. Aliás, ficou bem engraçada essa parte do texto.

Contagem regressiva para a disputa pelo carro. uauahuahuhau.

bjocas Paty

Ester Lima disse...

Não podia deixar de comentar... Me emocionei ao ler suas descrições, pois até o lanche fazíamos igual quando estivemos aí. As fotos dos Fjordes ficaram ótimas, principalmente, porque quando fiz o passeio (o mesmo aliás, só que saindo de Bergen) eu os vi congelados :/ Não sei quando você volta, mas se der tempo vá a península Bygdoy, tem ótimos museus lá, além da vista do centro de Oslo. Se der visite também a pista de sky deles, e coma camarão no porto!
Na volta quero que você venha aqui em casa para eu ver todas as suas fotos. Ah! E quanto ao salmão e bacalhau... aproveite! São deliciosos e realmente diferentes comparados ao que estamos acostumados. Beijos : )

Ale disse...

Preciosas las fotos, un sueño, que sigas disfrutando mucho de la diversidad del viaje en todos su matices, beijos porteños!
Ale