sexta-feira, 21 de junho de 2013

Dia 4: Edimburgo

Ontem eu fui dormir meia noite para acordar às cinco. Foi uma noite mal dormida. Dormir com medo de perder horário é ruim. Acordava a cada hora conferindo o relógio. Eu também havia deixado o telefone carregando, o que me preocupou um pouco. No fim, acordei um pouco antes, saí do albergue com tempo e consegui descobrir onde era a estação de trem, comprar o ticket e ainda acertar a plataforma. O esquema de transportes aqui funciona muito bem, o trem me deixou dentro sou aeroporto, que por sinal era bem grande.

Estava frio no caminho, então peguei o casaco e o cachecol. Essas mudanças repentinas de temperatura são muito inconvenientes. Sempre dentro dos lugares está mais quente foi que deveria o que causa um tira—bota casaco. Além de também atacar a garganta.

Eu tenho escrito o blog no celular. Nesse albergue que fiquei os computadores rodam um sistema que não deixa nada ser feito, inclusive o site que uso para escrever fica estranho. Acho que vou ter de me render no futuro e considerar carregar um computador ou tablet.

No voo serviram o típico café da manhã inglês: ovos, salsicha (mas não aquela industrializada), cogumelos, tomate e bacon. Passei o bacon, estava muito nojento.

Chegando no aeroporto foi fácil encontrar o ônibus para o centro. É notável a diferença entre Londres e Edimburgo. No caminho já deu para notar. Aliás, não sei bem o porquê mas pronunciam É—dim—brá.
Saltei perto da estação de trem, que era em frente ao centro de turismo. O centro funcionava bem, consegui diversas informações que eu precisava.

Mas acho que só funciona em cidades menores. Edimburgo é bem característica, tem o centro turístico que é a cidade antiga. A cidade é dominada por um castelo, ele fica em um lado do que é chamado de Milha Real, nada mais que uma rua.

Nessa rua há diversas atrações. Eu cheguei completamente desorientado na cidade, mas por sorte vi uma multidão, fui conferir e notei que era um tour grátis. Fui com eles e foi bem proveitoso. Conheci várias histórias sobre a Escócia e os cidadãos daqui. Há muito para se conhecer e é bem difícil conhecer tudo, há de se escolher.

Visitamos alguns lugares que serviram de inspiração para a J. K. Rowling escrever Harry Potter. Há diversas referências a nomes num cemitério que visitamos e vimos a escola que lhe serviu de inspiração para Hogwarts.

Depois de visitar o mercado central antigo, histórias como se puniam as pessoas, os reis e tentativas de independência, fui para o castelo.

Detalhe da torre que domina o mercado municipal antigo.


Um dos prédios do interior do Castelo de Edimburgo.
Outro prédio do interior do castelo.
Visitei boa parte do castelo e consegui ir a um museu bem interessante: The Whisky Experience. A história do museu começa com a maior coleção particular de whisky no mundo. E o mais curioso, é de um brasileiro.


Lá vi que o processo de fabricação do whisky é uma continuação do processo de fabricado da cerveja a partir de certo ponto. O melhor do museu foi que ensinaram a olhar as características do whisky e ensinaram as principais características de quatro tipos de whisky, que variam de acordo com a região.
Depois de sair deste Museu fui para o centro turístico, eu havia decidido fazer o passeio de ônibus pelas Highlands. Já com tudo acertado, fui comer e provei o prato típico daqui, o haggis.


O haggis tem o formato de uma torta, embaixo vai uma base de carne com aveia formando uma cama, em cima uma mistura de batata e creme. Vou pegar a receita e fazer, é muito bom.

Haggis. Depois de provar outros, descobri que esse não é o formato padrão, foi, no entanto, o que eu mais gostei.

Uma cervejaria de Edimburgo.
Voltei para o albergue morto e disposto a dormir. Mas rolou uma confusão enorme. Entrei no quarto e a cama estava desarrumada. Fui à recepção e prontamente o atendente me ajudou. Depois de esperar, minha cama havia sido arrumada. Fui tomar banho. Quando estou no banheiro quase saindo alguém me pergunta quem estava dentro.

Achei estranho e respondi que esteva ocupado. Quando saí entendi o motivo da pergunta. O quarto era de um mesmo grupo, me puseram no quarto errado, tive de empacotar tudo de novo, mudar de quarto, enfim, trabalho. Como recompensa ganhei dos vales para tomar um café especial. 

Depois dessa história fiquei com fome e fui provar um outro prato, uma torta de cordeiro. Parecia um bolo de batata com carne moída de cordeiro, acompanhavam cenouras e ervilhas adocicadas, caiam muito bem. Provei mais dois tipos de cerveja.

Torta de cordeiro.
Gostei muito desse prato também. No quarto fiquei de papo com um americano mais velho que me emprestou um outro adaptador. Com um só preciso dividir o tempo entre o celular e a câmera. Decidi não sair, precisava muito dormir.

A "catedral" de Edimburgo.


















Um comentário:

Unknown disse...

Harry Potter! Que legal hein.

bjs, Paty