domingo, 30 de junho de 2013

Dia 12: Passeio guiado pelo centro e peregrinação Brewdog

Ainda quando estava no Brasil vi a recomendação de um tour guiado pelo centro de Londres chamado Bowl of Chalk, a tradução literal é tigela de giz, o que não faz o menor sentido. Porém, na gíria cockney, que é uma maneira peculiar de se falar trocando as palavras por outras que rimam, significa walk, ou seja, caminhar.

O guia se chamava Johnnie. Ele lidera o tour para pequenos grupos e dei sorte de conseguir participar dela. Ele já havia trabalhado como guia e agora faz isso de maneira independente. Esse tipo de atitude é muito corajosa, depender do trabalho próprio, sem o intermédio de empresas para viver é algo bem arriscado.

Antes de começar a andar conheci as outras pessoas do grupo. Fiquei de papo com um casal simpático americano, um dos filhos dele está estudando em Cambridge por intercâmbio e eles o encontrariam lá. Por coincidência eles eram judeus e tinham um filho chamado Daniel. Eu não me canso das coincidências do mundo. Contei a história da família, eles se interessaram muito.

De volta à caminhada, começamos a caminhada do centro de Londres, precisamente o ponto do qual todas as medidas são feitas. Esse foi o último ponto de parada de um cortejo fúnebre antes de chegar à Abadia de Westminster.



Portão na City, remanescente da época dos Romanos.


Casa antiga, em beco antigo, pertencente a um proprietário excêntrico.
Ali um pouco de história da Inglaterra foi contada. Na escola aprendi que Oliver Cromwell havia sido um revolucionário que contestou o poder divino do rei, liderou uma rebelião e implantou uma democracia. Bom, não é muito assim. Ele implantou uma ditadura própria, proibiu bares e jogos de azar e por isso e mais era odiado pela população.



A corte de justiça.

Depois de sua morte o povo chamou o filho do rei, que havia sido morto por Cromwell e em seu retorno, cinco anos após a morte de Oliver, exumaram o corpo, o enforcaram e cortaram sua cabeça. Esse é o prestígio que tinha o cidadão.

O passeio falou sobre a grande praga de 1665 e o grande incêndio de 1666. Não devia ser muito fácil viver na idade média. Passamos por diversos becos, a cidade é cheia deles. E vi que bares sei não faltam. É muita história junta sobre Londres.

Resolvi não fazer a continuação do passeio da tarde e fui para o Borough Market. Esse mercado é aquele cheio de comida. A primeira coisa que fiz foi comer uma ostra enorme, deliciosa.
Depois comprei pão, queijo e um embutido. Eu preciso fazer um defumador, vou ter de pegar um projeto e implementar. Isto é imperativo.

Comprei uma cerveja no bar, sentei na calçada como todo mundo, usei minha mochila como mesa e fiz meu lanche. Sentado comendo tube uma ideia. Visitar os pubs da Brewdog em Londres. E foi o que fiz, tomei três cervejas em cada, comprei uma camisa e voltei feliz pro albergue.


Ostras selvagens. Há ostras domesticadas?
Pães da barraca holandesa. 

O Pub que fica em frente ao Borough Market. Foi nele que eu pedi cerveja pelo estilo ao invés de pelo nome.

Borough Market, talvez o mercado mais legal que vi em Londres, mas é claro, comida do mundo inteiro.

No Brewdog Pub em Shoreditch, o paraíso na terra.

O melhor cardápio que já vi na minha vida. Pena que não é o mais barato.

Nenhum comentário: