quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O círculo polar antártico

Alcançamos o Círculo Polar Antártico à 00:30 do dia 14 de Fevereiro. Para esperar a travessia ficamos no bar conversando, não estávamos sós. Havia mais gente, mas não mais que dez pessoas. Quando se aproximou de fato o círculo, o líder da excursão fez o anúncio dizendo que em 30 minutos estaríamos cruzando o círculo. Desta maneira as pessoas foram chegando. Atravessamos o círculo, fizemos um brinde, fuzuê, tiramos fotos e as mesmas pessoas que chegaram minutos antes da travessia voltaram para dormir. Nós que já estávamos no bar, continuamos no bar.

Acho que tendo nascido numa cultura latina eu nunca vá entender este tipo de comportamento. Não era a passagem em si que precisava ser presenciada, todo um clima devia ter sido levado em conta e por isso ficamos acordados desde bem antes para a travessia. Na minha opinião é a maneira correta.

Fomos dormir aguardando conseguir aportar na Detaille Island e depois iríamos para Gullet. Às 5:30 recebemos o aviso pelo sistema de som que as condições não nos permitiriam aportar. Esta, inclusive, foi a razão pela qual os ingleses tiveram de abandonar esta base, a impossibilidade de se aproximar. 

O dia se resumiu a navegar para cima, voltamos por fora porque o mar estava muito revolto, com bastante vento. Isto mostrou que de fato todo dia em que faz sol devemos estar no deque, a qualquer minuto o tempo pode mudar completamente.

Um dia de navegação, balanço, descanso, palestras e muita comida. Já ignoro o fato de comer balançando, não tenho enjoos, não me afeta o apetite. Esperamos amanhã fazer novas visitas em terra, este é o plano que nos foi apresentado e as perspectivas são ótimas.

Fazemos parte de um grupo seleto de pessoas que chegaram tão ao sul, agora, pensando bem, será que valeria mais um dia de excursões ou será que não?!

Data: 14/02/2015

Nenhum comentário: