sábado, 21 de fevereiro de 2015

Navegando pelo Canal de Beagle e visita à Estância Harberton

Ainda esperando pelo navio fizemos dois passeios que nos foram oferecidos. Navegamos pelo canal de Beagle e depois seguimos para a Estância Harberton.

O passeio começou bem cedo, no porto de Ushuaia. Lá tomamos o catamarã que percorre o canal de Beagle. Passamos por algumas ilhas onde avistamos animais, na primeira vimos diversos pinguins. Eram três espécies, uma delas era o King Penguin, as outras duas eram a "Magellanic" e "Papua". Aquela era a mais bonita, tinha uns detalhes laranjas que compunham muito bem com o preto e branco do resto do corpo. Acho que esta espécie é a que mais aparece em filmes de animação.

King Penguin
O cheiro de peixe no local era bem evidente, decorrente da dieta das aves. Quando os pinguins andavam, pareciam desajeitados, mas bastava mergulharem para ver que eles tinham extremo domínio dos próprios corpos. Nadavam com tamamha destreza que mesmo de cima, pela água, conseguíamos ver manobras ousadas. Mudavam de direção com uma facilidade incrível. 

Colônia de Pinguins no canal de Beagle
Os pinguins vistos de perto são bem interessantes, especialmente o King Penguin. Fiquei muito impressionado, embora biologia não seja a minha ciência predileta. A próxima parada foi numa ilha com leões marinhos. Eu já havia visto estes animais em São Francisco. Aqui no hemisfério sul eles pareciam menores, mas do cheiro eu me lembrava muito bem, assim como os grunhidos.

Leões marinhos
Eles se chamam, sabem onde ficar e a quem obedecer. Alguns tinham marcas de mordidas, as lutas deles são ferozes. Não vimos nada parecido com isto, apenas alguns animais correndo para lá ou para cá, escorregando das pedras.

No caminho vimos ainda um farol e outras ilhotas mais. Chegamos à Estância Harberton. Ela foi fundada por um missionário inglês que se estabeleceu aqui em 1870. Foi uma das tentativas de colonizar a região. O contato com os índios os extinguiu, não apenas pelo contato com este missionário, mas com os europeus de um modo geral.

Farol no Canal de Beagle
Passamos pela casa que foi a primeira construção na Tierra del Fuego. A quarta geração ainda mora no mesmo local. Talvez esta seja a última geração que morará por aqui, a não ser que as próximas desenvolvam atividades ligadas ao campo. Cada vez mais as atividades econômicas deixam de ser realizadas por indivíduos, a tendência é que empresas exerçam esta função. Os filhos e netos do atual proprietário já moram em cidades e provavelmente tem profissões que não são diretamente ligadas ao campo.

A descarga da produção.
Há ainda alguma plantação na propriedades, para consumo próprio. O cheiro dos morangos era incrível, doce mas sem ser enjoativo. Fiquei triste de não conseguir registrar o cheiro para trazer comigo. Fiz questão de na saída passar novamente no campo para sentir aquele aroma inigualável. Batatas, framboesas e outras coisas eram cultivadas por lá.

Na horta o cheiro de morangos era incrível.
Visitamos também a produção de lã, já desativada, e o museu de biologia. A maior coleção do mundo de ossos de cetáceos se encontrava aqui quando a esposa do atual proprietário foi visitada por professores universitários americanos. Estes ficaram impressionados com a qualidade e quantidade e isto estimulou a criação do museu. O fato curioso é que os ossos não foram conseguidos por caça, mas trazidos pelas correntes marinhas, em carcaças ou já soltos.

A volta era de grande expectativa já que receberíamos a notícia sobre o prosseguimento ou não de nossa viagem. Embarcamos todos curiosos no barco e recebemos a notícia positiva. Passamos pelo treinamento de emergência, conversamos um pouco com representantes da empresa responsável pelo passeio, com o pessoal que nos atende no hotel e bar e agora aguardamos a chegada à passagem de Drake.

Ali o encontro de dois mares, o Atlântico e o Antártico promete águas turbulentas. Diferença no nível dos mares, sanilidade e outras mais marcam os dois corpos d´água. Já nos preparamos tomando um remédio para enjoo e planejamos ir para o deque nesta hora.

Data: 09/02/2015

Nenhum comentário: