segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Brugge

Finalmente uma bela noite de sono. Acordei bem disposto, preparei a mala e fui para a estação Central de Roterdã. O transporte público funciona muito bem, peguei um tram para a estação central, lá comprei a passagem de trem para Brugge. Faltavam vinte e cinco minutos até a chegada do trem, aproveitei para comer uma torta de maçã com café, já estava procurando uma torta dessa há alguns dias. Tomei o trem pontualmente às 10:10, o tem ainda fez uma parada na Holanda. O sistema de som nos pede para tomar cuidado com possíveis ladrões.

Nem bem cruzamos a fronteira e já havia uma mudança do clima. Talvez seja apenas coincidência, mas chovia. O trem seguiu até Bruxelas onde eu precisaria fazer uma baldeação, esperar um pouco e tomar o trem para o destino final.

Acho que falei cedo demais que o sistema de transporte funcionava muito bem. Todos os trens chegando e partindo de Bruxelas  estavam com atraso. Eu tinha de pegar o trem das dez e vinte e seis e acabei pegando o trem das onze e dez. Pela quantidade de gente imagino que houve um cancelamento e agora estão todos no mesmo trem. Por sorte, ou intuição, saltei numa estação anterior à minha, o trem estava vazio e escolhi um bom lugar. 

O resto da viagem não teve maiores contratempos. Cheguei em Brugge, achei o ônibus para o hotel, deixei minha mala e fui para a rua. O hotel é bem charmoso, pequeno, mas muito confortável. Está bem localizado. Pedi alguma sugestão de restaurante na recepção e fui comer. 


Já nesse pequeno trecho deu para notar que a cidade é muito bonita. O restaurante estava fechado, entrado olhei no meu mapa. Resolvi tentar comer no restaurante da cervejaria De Halve Maan, ou, a meia lua, é essa a famosa cervejaria cujos canos de cerveja cruzam a cidade desde a fábrica até o loblo de envase.


O restaurante estava aberto e havia mesa. Tomei uma cerveja feita com levedura selvagem, pedi de entrada um patê com geleia e para prato principal pedi vitela com aspargos e purê de batatas. A comida estava deliciosa.



Segui visitando a cidade. Cada rua, cada casa, cada ponte, tudo é muito bonito aqui. Eu fiquei impressionado com a beleza da cidade. Eu fiz uma volta por um dos canais mais bonitos da cidade, depois virei para visitar o burgo, uma praça com igrejas e edifícios administrativos. Casa edifício tem muitos detalhes, as fachadas são trabalhadas, tem detalhes em ouro. 


Dessa praça segui para a praça do mercado, que por tinha uma feira funcionando. Lá fica um campanário e outros edifícios igualmente bonitos. Fui ao segundo andar de um destes para tomar uma cerveja no ver chamado Duvelorium. O restaurante tinha uma boa visão para a praça.




Depois de visitar a praça e rodar por algumas, segui a peregrinação pelos bares. Fui a um chamado Sint Jakobs, sentei no balcão e fui servido pelo dono. O cara parecia ser mais novo que eu. Havia uma variedade muito grande de cervejas, a música variava entre country é pop, cantadas em inglês e, às vezes, com uma versão em holandês. 



Desde bar tentei ir a outros dois, um estava lotado e não tinha serviço no balcão e o outro estava fechado. Fui seguindo porque minha lista de bares era enorme. Fui a um mais afastado chamado Bauhaus. Logo que cheguei notei três pessoas falando em espanhol, pedi uma cerveja e me enturmei. Era um espanhol, um italiano e um paraguaio. 




Ficamos de papo por um bom tempo. Em determinado momento chegou um camarada mais velho da Algéria. Ele queria ser enturmar, mas não falava nem inglês nem espanhol. Quando perguntou a ccad um que idioma falava eu respondi que sabia hebraico. Ele ficou todo feliz, puxou um livrinho do bolso e começou a ler para mim.


Fomos apontando algumas palavras parecidas. Ele tentou me explicar como escrever, tentou falar de algum outro assunto. Mas não dava, não havia como. Voltei a conversar com o grupo que me entendia. Ficamos no ver mais um tempo e tememos ir a outro, chamado Le trapiste. Novamente bar lotado. Já era minha hora, os três seguiram e eu fui para o hotel.





2 comentários:

Alberto Levitan disse...

Beleza filho ! Gastronomia ainda é seu forte ! rssss

Unknown disse...

Peguei as dicas, indo pra la agora!