domingo, 4 de outubro de 2015

Detalhes, muitos detalhes

Ontem depois de andar por boa parte da cidade, descansei um pouco para voltar a caminhar. Fui ao bairro Trastevere, de noite. A ida foi uma aventura, resolvi ir de ônibus, já que estou hospedado do lado do terminal. Só esperar o ônibus me tomou uma hora, depois de entrei notei que ninguém pagava pelo transporte. Enquanto esperávamos já dentro do ônibus para sair, uma menina resolveu fumar na porta e umas pessoas cantavam e berravam no fundo.

Essa falta de consideração com o próximo é o que realmente me incomoda na cultura latina. Sem contar que isso gera uma falta de respeito com relação à cidade, que é suja.

Neste bairro se concentra uma quantidade enorme de bares e restaurantes. Minha eleição foi um de cervejas artesanal, chamado Ma che siete venuti a fa . Tomei duas cervejas depois de caminhar por lá. Então fui procurar uma pizzaria indicada. Posso falar que foi a melhor pizza que comi em minha vida. Não sou um fã de pizza, talvez não conheça muito, mas essa tinha ingredientes tal frescos que realmente me marcou. O lugar chama-se Pizza ai marmi.

Na volta peguei um táxi, problema resolvido.

Comecei o dia bem cedo, a ideia era fazer a parte oeste da cidade. Comecei indo a Fontana di Trevi, que por acaso está em reforma. O que me impressionou muito foi o tamanho da fonte, ela é enorme. Como muita coisa aqui.

A Fontana Di Trevi, em reforma
Deste ponto visitei o Pantheon, também impressionante, colunas lindas em dia frente e una abóboda acima. Algo bem legal é a quantidade de fontes de água espalhadas pelos cidade. E elas funcionam mesmo, estou tomando água nelas desde que cheguei, não tive nada até o momento.

O Pantheon de Roma
Segui para a Piazza Navona que tem um conjunto de edifício e monumento bem interessante. Bem perto tomei o melhor sorvete da minha vida, Giolitti, de chocolate amargo e pistache. Simplesmente indescritível.

Piazza Navona
Para o almoço resolvi comer num restaurante de comida judaica, de entrada alcachofra frita, um sabor muito delicado. Como principal tabule e goulasch.  Aproveitei e visitei o pórtico de Otávia, que chegou a ser a porta do gueto judaico.

Desci margeando o rio e vendo mais atrações. O templo de Vênus e a boca da verdade, que fica na parte interior de uma igreja medieval, para mim a mais interessante até agora.

O templo de vênus
Subi a colina para o jardim de Aranci, de onde vi a cidade e o Vaticano. Aqui tem algo curioso, de uma fechadura de uma construção podemos ver um corredor e a cúpula da igreja de Pedro. Muito legal, mas para variar, fila.

A vista desde a colina Aranci
O mais impressionante em Roma é que há detalhes infindáveis. Desde as ruínas da civilização romana inicial passando pelas partes que foram agregadas ao longo dos séculos.

Praças entre ruas tortas, janelas e jardins em janelas, ruas de paralelepípedo, pequenos negócios. Esculturas em paredes, fontes e edifícios. Pinturas e afrescos. São tantos detalhes que estimo que uma pessoa não consegue conhecer todos.

Detalhe de uma pequena loja de camisas
Roma à noite, vista para o Fórum Romano
Coliseo de noite

Nenhum comentário: