segunda-feira, 27 de maio de 2019

Pisa e Lucca

Depois de um dia intenso acordei um pouco mais tarde, mas mesmo assim bem cedo. Como ontem eu havia me cansado muito, resolvi fazer um dia mais tranquilo. Encontrei com o Johannes e o André para tomar café.

Depois fomos andando para uma parte mais alta da cidade com uma boa vista para a cidade. A caminhada valeu a pena, sobretudo se considerarmos a subida final de muitos degraus.

Vista para a cidade

Caminho para subir ao monte

Como os dois iriam pegar voos para voltar às suas cidades, comemos num restaurante com comida já pronta para facilitar. Perto de uma da tarde eles já foram para o aeroporto e eu resolvi ir à Pisa.

Peguei o trem e logo que cheguei ao ponto de visitação fui comprar a entrada. Como já eram quase quatro da tarde, não esperei muito para subir a torre. A quantidade de pessoas fazendo fotos com a mesma pose espanta. Todos ficam tentando ou "sustentar" ou "chutar" a torre utilizando um truque de perspectiva. Será que acham legal a mesma foto? 

A torre inclinada

Deixei minha mochila no lugar próprio para guardar objetos e fui para a fila. Logo na entrada há um pêndulo feito com um peso conectado a uma corda de aço afixada no centro do piso que fica no último andar. A inclinação da torre faz com que o peso na ponta inferior quase toque a parede. E são apenas 3,97 graus de inclinação. 

Detalhe da torre

A vista de cima da torre

A catedral

A sensação de subir a torre é engraçada, parece que é mais fácil subir, talvez seja influência da inclinação. E é nítida a sensação de não estar paralelo ao chão. Lá de cima a vista é legal, mesmo com a grade de proteção.
O batistério
Vista de todo o complexo

Em detalhe

Também visitei a Catedral, que estava inclusa no ticket. O exterior de todas as construções é muito bonito, todos em mármore com muitos detalhes. Aliás, em termos arquitetônicos a Itália é bem servida.
O interior da catedral
Detalhe do lustre

Aproveitei que estava perto de Lucca e fui visitá-la também. Já era tarde e todas as atrações estavam fechadas. O ponto positivo é que não havia quase turistas. Depois de visitar a fachada da Catedral e a Torre Guinigi, fui ao anfiteatro, ou melhor, a praça que tem o formato do anfiteatro que serviu como base ou planta para as construções atuais. 

Muro e canal em Lucca

Catedral de Lucca
Praça do anfiteatro

Achei um bar para tomar uma cerveja e comer um hambúrguer. Provei duas cervejas italianas. Eram boas, mas nada do outro mundo.

Cerveja boa num copo lindo

Uma apresentação interessante

Detalhe do muro e rio

Cheguei de volta à Florença quase às nove da noite, tomei um banho e fui comer numa trattoria bem perto do albergue. Comi uma massa caseira com carne de porco selvagem, bucho à moda toscana e um tiramisu de sobremesa.

Massa com carne de javali

Bucho à toscana
Trattoria Guelfa

O albergue é bem estiloso, parece que são diversas construções conectadas em tempos diferentes.  Isso faz com que tenham diversos pátios e lugares abertos. 

Varanda no albergue, à noite

Pátio ou jardim interno

Entrada
Outro pátio
Refeitório

Nenhum comentário: