sábado, 25 de maio de 2019

Um passeio por Florença

Florença é uma cidade bem legal, ela une arte, moda, gastronomia, por todos os lados. A cidade está lotada de turistas, mas é compreensível. E as pessoas são bem calorosas e simpáticas. Todos os garçons até agora foram muito legais, diversos tentam falar português. Mais que isso, eles entendem tudo o que falamos.

Tem bastante tempo que não viajo com outras pessoas, então ainda estou me adaptando. Hoje de manhã eu tinha reserva para visitar a Galleria Della'accademia di Firenze. Embora um pouco mais caro, é sempre uma boa ideia reservar a entrada para evitar filas.

Já que tinha esse problema a menos, tomei um café com leite (capuccino) com um croissant tranquilamente num lugar perto do albergue. Segui caminhando para o museu atento aos detalhes. Troquei a reserva por um ingresso e aguardei um pouco na fila para entrar. Já dentro adotei a minha tática de ir na obra de interesse e depois visitar o resto.

David de Michelangelo
Detalhe da escultura

Embora cheio, assim que entrei ainda havia espaço diante da estátua de David. Fiquei impressionado com a altura da estátua. Mesmo já tendo visto em fotos, ver ao vivo impressiona. A quantidade de detalhes também é de se destacar. Diversas outras estátuas no mesmo museu dão a ideia de como se faz uma destas.

Nestas outras era possível ver a marca das ferramentas, as etapas que eram utilizadas para se chegar ao produto final. Era um esforço braçal, técnico e artístico. 

Marca das ferramentas

Após visitar este museu fui comprar um chip para o telefone. Vi que na estação de trem havia três lojas e fui atrás. Os preços variavam radicalmente, no final escolhi uma operadora que me pediu para esperar duas horas antes de ativar o chip. É a primeira vez que vejo isso na Europa. Bom, nesse ponto a Itália lembra bem o Brasil.

Segui caminhando pela cidade, em direção à sinagoga e museu ebraico (assim se escreve em italiano). Demorei muito para chegar, no caminho havia muita coisa. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a Catedral. É muito diferente das que vi recentemente. O exterior é ricamente decorado com mármore de cores diferentes. O domo da catedral além de lindo é igualmente incomum.

Fachada da Catedral de Florença
A Catedral tem uma torre lateral

Porta do batistério em bronze, banhada em ouro

E por fim, de frente para a Catedral há o batistério, uma construção octogonal decorada com lindas portas de bronze banhadas em ouro. As portas tem relevo, tornando-as incríveis.

Dali comecei a me dirigir para a praça da senhoria, novamente, antes de chegar encontrei um mini-bar abrindo as portas. A especialidade era panini com vinho. Comi um sanduíche de porchetta com um mini vinho.

I Fratellini, bar de sanduíches e vinhos

Finalmente cheguei à praça da senhoria, olhei as estátuas do lado exterior, algumas outras numa construção externa e visitei a ponte Vecchio. A ponte tem lojas dos dois lados, mas vendo de outros pontos, parece que na verdade são casas sobre ela.

Entrada do Palazzo Vecchio

Piazza della Signoria

Detalhe visto da construção lateral


Ponte Vecchio

Voltei ao caminho e cheguei à sinagoga. Fiquei positivamente impressionado tanto com o tamanho quanto com a beleza. A Europa tem lindas sinagogas, muitas delas são grandes. Pelo que me lembre, vi sinagogas desse tamanho em Budapeste, Amsterdã e aqui, em Florença.

Sinagoga de Florença

 Interior da sinagoga de Florença

Assim que saí da sinagoga fui encontrar com o pessoal num almoço que o Bernardo armou. O restaurante era legal, comi risoto com atum. Estava bom, mas nada digno de nota. O vinho que acompanhou o prato, no entanto, era excelente. Depois do almoço, onde encontramos também com os pais do Bernardo, fomos comer um sorvete de sobremesa.

Sorvete é sempre de pistache e chocolate 

Estava bom, mas muito doce para o meu paladar. Acho que cada vez mais aumenta minha sensibilidade a dulçor, seja porque reduzi minha ingestão de açúcar ou por qualquer outro motivo.

Agora que estava andando com o André e o Gustavo, passamos novamente por alguns pontos que eu já havia visitado, porém com mais calma. Entramos no Palácio Vecchio, visitamos algumas lojas de sapatos e roupas, e paramos para tomar uma cerveja na praça do Duomo.

Interior do Palazzo Vecchio

Eu gostei muito do que vi em termos de moda, deu até vontade de trabalhar mais arrumado, mas na nova startup na qual vou trabalhar a vestimenta é a mesma que na anterior: "casual esculhambation". 

Bar e loja de discos
Uma cerveja para descansar


Nenhum comentário: